Maurice White, um dos fundadores da banda Earth, Wind & Fire, morreu na madrugada de terça para quarta-feira, aos 74 anos. A notícia foi confirmada pelo irmão do músico.

"O meu irmão, herói e melhor amigo Maurice White morreu pacificamente durante o sono na noite passada (...) O mundo perdeu mais um grande músico e uma lenda", escreveu o irmão do músico, Verdine, na página de Facebook da banda.

Vencedor de sete Grammys, o músico deixou de atuar com a banda em 1994, depois de lhe ter sido diagnosticada a doença de Parkinson. Para além da carreira nos Earth, Wind & Fire, White escreveu canções e foi produtor de artistas como Barbra Streisand, Jennifer Holliday, Neil Diamond, e Barry Manilow.

O norte-americano editou ainda um álbum a solo em 1985, onde incluiu uma versão do tema "Stand By Me" de Ben. E. King.

O cantor e multi-instrumentista estreou-se na música nos anos 1960, como baterista de estúdio da produtora Chess Records. Em 1969, juntou-se a Wade Flemons, Don Whitehead e ao irmão Verdine e, sob o nome de Salty Peppers, assinaram o primeiro contrato com a Capitol Records. Porém Maurice não gostava do nome da banda e, inspirado pelas características do seu signo (sagitário) mudou o nome para Earth, Wind & Fire.

Em 1970, o grupo editou o primeiro álbum. Depois do segundo disco,"The Need Is Love" (1971), de onde saiu o single "I Think About Lovin' You", os membros fundadores abandonaram a banda e os irmãos White convidaram novos elementos.

"Shining Star", "September", "Evil", "Let's Groove" e "Mighty Mighty" foram alguns dos sucessos do grupo norte-americano que já vendeu mais de 90 milhões de álbuns em todo o mundo.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.