Depois de quatro discos- "Sigh No More" (2009), "Babel" (2012), "Wilder Mind" (2015) e "Delta" (2018) - e de três digressões - "Sigh No More Tour" (2009-11), "Babel Tour" (2012-13) e "Wilder Mind Tour" (2015-16)-, os Mumford & Sons estão de volta à estrada com a "Delta Tour", que arranca esta quinta-feira, dia 25 de abril, na Altice Arena, em Lisboa.

A digressão mundial de apresentação de "Delta" conta com sessenta datas que passarão por treze países, incluindo Portugal.  Os espectáculos assinalam ainda os dez anos desde a formação dos Mumford & Sons, banda composta por Ben Lovett, Marcus Mumford, Ted Dwane e Winston Marshall.

"Inovadores", "a maior produção de sempre da banda" e com um palco no centro da sala. É assim que os concertos são apresentados e Ben Lovett confirma ao SAPO Mag. "Vai ser a nossa maior digressão e os maiores espectáculos que já fizemos. Estávamos em estúdio, a preparar o último disco, e a falar sobre os sítios que queríamos visitar e onde já não íamos há algum tempo. Também queríamos um desafio diferente, um espetáculo com um formato diferente", começa o teclista dos Mumford & Sons.

Mumford and Sons

"Queríamos um espetáculo que fosse mais inclusivo", acrescenta, revelando que o alinhamento será composto por temas de todos os álbuns da banda. "Vamos equilibrar o mais antigo, os temas dos diferentes álbuns, com as canções novas. Neste momento, acho que ter quatro álbuns completos faz com que o grupo tenha mais material para apresentar", sublinha.

Para o teclista dos dos Mumford & Sons, o maior desafio será tocar num palco 360º. "Temos mais do que duas dimensões, o público que está à frente e atrás tem de se sentir envolvido. E isso é um desafio", explica ao SAPO Mag.

E como são os espetáculos dos Mumford & Sons? "Hum. É uma pergunta difícil. Estão sempre a mudar: se eu disser uma coisa hoje, pode ser diferente amanhã. Há diferentes fases da vida e há evolução, a inspiração muda", frisa.

"A melhor parte de fazer uma digressão são as aventuras. Divertimos-nos muito em alguns sítios. Portugal, pessoalmente, é um dos sítios que mais adoro, um dos meus países favoritos. É muito especial aí", confessa Ben, acrescentando que é "uma sorte" poder trabalhar e viajar pelo mundo.

No concerto em Lisboa e em toda a digressão, o último disco da banda, "Delta", vai estar em destaque. Para Ben Lovett, um dos pontos altos dos concertos vai chegar com o tema que dá nome ao álbum. "Tem uma boa mensagem a canção e é muito boa para tocar ao vivo", frisa.

Os Mumford & Sons sobem ao palco da Altice Arena, em Lisboa, esta quinta-feira, dia 25 de abril. As portas abrem às 18h30.

25 de Abril | Altice Arena
Abertura de Portas: 18h30
Início de Espetáculo: 20h00