O Museu do Fado anunciou hoje, em vésperas do aniversário da proclamação como Património Cultural Imaterial pela UNESCO, que “muito em breve estará disponível o Arquivo Digital de Fado, uma base de dados ‘online’, integrando o maior arquivo histórico sonoro nacional".

O anúncio da instituição sob tutela da Câmara de Lisboa surge dois dias antes da celebração do quarto aniversário da consagração do Fado como Património Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O Museu atesta que “são muitos os motivos de celebração”, entre eles “o crescimento exponencial do número de concertos [de fado] em Portugal e no estrangeiro”, a realização de “Festivais de Fado em inúmeras cidades do mundo” e as “exposições temporárias” sobre o género musical, em diferentes cidades.

O museu, localizado no bairro lisboeta de Alfama, vai ainda ter o “Roteiro Virtual de Fado”, no site da instituição, acessível “em todo o mundo a partir do 'site' do Museu do Fado”. Este roteiro lista casas de fado da cidade e outros pontos de interesse relacionados com a canção de Lisboa, como as fundações Amália Rodrigues e Manuel Simões, na capital.

Instalado numa antiga estação elevatória de água e inaugurado em 1998, o Museu do Fado propõe uma programação, que se estende de sexta-feira a domingo, em diferentes pontos da cidade, todos com entrada gratuita, para celebrar a efeméride.

Na próxima sexta-feira, às 19h00, no Museu, é apresentado “Álbum de família”, de Aurélio Vasques, seguindo-se uma sessão de fados por Raquel Rodrigues e Marcos Rodrigues, ambos distinguidos com o Prémio Amália Rodrigues Revelação.

No sábado, às 21h30, o fadista Carlos do Carmo, distinguido com um Grammy Latino Carreira no ano passado, atua com o rapper Agir, no Mercado da Ribeira.

No domingo, às 19h00, na igreja de S. Domingos, ao Rossio, atuam o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa e o fadista Ricardo Ribeiro, num concerto que junta dois géneros musicais – o fado e o cante alentejano –, distinguidos pela UNESCO.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.