Paulo de Carvalho, Simone de Oliveira, Dulce Pontes, Marco Rodrigues, Marisa Liz e Vanessa da Mata vão subir ao palco da Altice Arena, em Lisboa, este sábado, dia 16 de fevereiro, para recordar e homenagear Amália Rodrigues. Tiago Pais Dias e Diogo Clemente são os diretores artísticos do espetáculo "Amar Amália".

Em conversa com o SAPO Mag, Diogo Clemente explicou que o espetáculo "foi preparado de forma personificar o mais possível a sua construção em Amalia Rodrigues". "Foi a mais tradicional e mais arrojada, foi a maior impulsionadora dos ritmos tradicionais e não só do fado. É isso que este concerto é. Procurei criar uma formação que abrisse o espectro sonoro sem pré-concessões; que todo este repertório da Amália pudesse ser abordado instrumentalmente como uma viagem tão portuguesa como arrojada", frisa.

"O maior desafio foi encontrar o arranjo em cada tema que fosse o elo de ligação do repertório da Amália e a personalidade artística destes interpretes tão característicos e prestigiados, fazer dos fados da Amália um tema que poderia ser agora mesmo da sua sonoridade", explica o diretor artístico.

Para Vanessa da Mata, ao falar de Portugal é impossível não referir Amália Rodrigues. "Diria que Amália é indispensável para entender Portugal, o fado, uma música de histórias humanas de muita força e coragem, que não dispensa conhecimento", frisa a cantora ao SAPO Mag.

"Para recordar Amália, qualquer espetáculo é bem vindo. Acho que sempre que se fala do nome da Amália, das recordações que nós temos, e o quão vaidosos nós somos enquanto portugueses por termos tido uma Amália Rodrigues... acho que qualquer altura é boa recordar Amália", acrescenta Marco Rodrigues em conversa com o SAPO Mag.

"Acho que quase todas as pessoas no mundo inteiro já devem ter ouvido falar da Amália, mas se alguém  não tenha ouvido falar da Amália... eu iria apresentá-la como uma das maiores referências, das maiores vozes de sempre. Em todo o mundo - e foi considerada uma das maiores vozes do mundo", lembra o músico.

Para Diogo Clemente, "Amar Amália" será um espetáculo especial. "O público não pode perder o espetáculo porque, tomando em conta a soma de ingredientes tão especial e inusitado que aqui estão, se adivinha facilmente a chegada de um conceito e concerto absolutamente original e emotivo, com momentos únicos", frisa.

Considerada uma das melhores vozes do fado, uma figura nacional e internacional de referência da música portuguesa, Amália Rodrigues morreu aos 79 anos a 6 de outubro de 1999.