O disco foi gravado nos "intervalos" da digressão que Júlio Resende realiza desde o ano passado, e que este mês já o levou a Timor-Leste e ao Japão.

Segundo fonte da discográfica Valentim de Carvalho, que chancela o álbum, “o disco conta com duas partes, uma a solo, em que o pianista traz novas visões sobre o cancioneiro fadista, um tema original, e um tema tradicional hispânico, e outra parte com a participação da cantora Sílvia Pérez Cruz, [que] partilhou o palco da Fundação Calouste Gulbenkian, com Resende”, em setembro do ano passado, no âmbito do ciclo “Músicas do mundo”.

O pianista recordou, dessa atuação, o “grande auditório da Gulbenkian todo de pé, ao fim da terceira música que tocámos", aplaudindo Silvia Pérez Cruz.

"Silvia Cruz é, neste momento, referenciada como uma das mais extraordinárias cantoras que Espanha já conheceu, visceral, autêntica, como Amália em Portugal", segundo fonte da Valentim de Carvalho.

Outro participante no disco é o cantautor brasileiro Moreno Veloso, filho de Caetano Veloso, que "tem um talento notável para a composição de canções e para as fazer vibrar na voz, de um modo tão carinhoso e profundo como os seus antepassados", segundo a mesma fonte.

Entre os temas que constituem o novo álbum, refira-se "Uma outra Mariquinhas", "Fado Loucura", "Da alma", "Gaivota" e "Enfrentar o medo".

"Júlio Resende - ao vivo - Fado & further" tem um texto da atriz Sandra Barata Belo e a "edição especial" inclui um DVD gravado ao vivo, intitulado "Amália por Júlio Resende”, que regista “uma conversa do pianista com o escritor Gonçalo M. Tavares".

O novo álbum é apresentado este mês, no dia 27, no Auditório Municipal de Olhão, no Algarve, e, no dia seguinte, no grande auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Nos espetáculos, além de Resende, vão participar Sílvia Pérez Cruz e Moreno Veloso.

Júlio Resende começou a tocar piano aos quatro anos e estudou no Conservatório, em Faro, cidade onde nasceu.

Participou em "workshops" no Hot Clube, em Lisboa, na New School for Jazz and Contemporary Music, do Berklee College of Music, e na Bill Evans Academy, e frequentou a Université de St. Denis – Paris VIII, a estudar jazz.

Em 2006, licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Atualmente desempenha funções docentes de piano-jazz na Universidade de Aveiro, no âmbito do Mestrado em Música-Jazz.

Depois de gravar em quarteto e trio os três primeiros discos, "Amália por Júlio Resende" foi o seu primeiro álbum a solo.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.