O nome dele pode não lhe ser familiar, mas nos últimos meses a probabilidade de ter visto uma story no Instagram ou um vídeo do Tik Tok com o seu novo single é elevada. Topic, DJ e produtor alemão, conquistou as redes sociais com o tema "Breaking Me", criado com A7S.

A partir da Alemanha, diretamente do seu carro, o artista conversou com o SAPO Mag sobre o seu novo single de sucesso. "Breaking Me" foi lançado em dezembro de 2019 e, degrau a degrau, foi conquistando os principais tops de vários países e tornou-se num dos temas mais utilizados nos vídeos curtos das redes sociais.

"'Breaking Me' começou a nascer no verão passado, em junho ou julho, em Berlim. Fizemos várias músicas e uma delas era a 'Breaking Me'. Mas não terminámos a produção. Três meses depois, fomos a Miami para outra viagem de criação e voltámos a abrir o projeto e ouvimos. Pensámos: 'é uma boa música, a melodia é boa'. E decidimos terminar a produção", conta.

Em conversa com o SAPO Mag, Topic relembra ainda que o videoclip do tema foi filmado em Lisboa porque a sua irmã queria visitar Portugal. "A minha irmã queria ir a Lisboa no outono do ano passado e fomos e realmente gostei. Tudo me pareceu bonito e, então, um mês depois, fomos lá gravar o vídeo", recorda.

"Breaking Me" foi uma das portas para a internacionalização do artista, mas a sua carreira conta com outros sucessos, como "Like I Love You" ou "Light It Up". "Comecei a minha carreira em 2008, mas era como um passatempo. Apenas o fazia para me divertir, fazia as coisas no meu quarto, em casa. Depois decidi fazer disso o meu trabalho, em 2014", relembra.

"Acho que o meu estilo musical é 'música de dança melancólica'", explica Topic. "Gosto de fazer música triste e melancólica, mas claro que sou um DJ e as pessoas querem dançar... por isso, coloco batidas de dança por baixo. Acho que esta é uma boa descrição", acrescenta.

Em conversa com o SAPO Mag, Topic explica que geralmente trabalha nas canções com o seu parceiro de composição, o músico Alexander Tidebrink. "Normalmente vamos para diferentes cidades do mundo, outras vezes trabalhamos sozinhos ou com outras pessoas. Mas começamos quase sempre com uma base em guitarra ou piano e escrevemos a letra. Depois de estar escrita, vou para casa e produzo", explica.

"Estúdio ou palcos? É uma pergunta muito difícil... no início, escolhia definitivamente o estúdio, mas agora gosto cada vez mais do palco", confessa, sublinhando que são ambientes "completamente diferentes".

Devido à pandemia da COVID-19, as festas e os festivais de música eletrónica foram cancelados ou adiados, mas Topic não parou de trabalhar. "Como não podemos viajar, estou em estúdio e a produzir músicas novas durante todo o dia, todos os dias", revela o DJ ao SAPO Mag.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.