Criado em 2007, o Prémio Literário José Luís Peixoto tem como diretiva, em anos pares, premiar trabalhos inéditos na modalidade de poesia e, em anos ímpares, trabalhos de conto.

Segundo a Câmara de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, o concurso, de âmbito internacional, está aberto a cidadãos de nacionalidade portuguesa e a naturais e/ou residentes em países de língua oficial portuguesa.

Além de homenagear o escritor José Luís Peixoto, natural de Galveias, no concelho de Ponte de Sor, o município salienta que a iniciativa pretende ainda incentivar a criatividade literária entre os jovens, assim como o gosto pela leitura.

A este concurso podem concorrer jovens que completem 25 anos até ao dia 31 de dezembro de 2017.

O município de Ponte de Sor vai receber os trabalhos enviados pelos concorrentes até ao dia 28 de abril.

Em 2016, o prémio, na modalidade de poesia, destinado a jovens naturais ou residentes em Ponte de Sor recaiu no trabalho "O senhor de si próprio", da autoria de Rui Vicente (com o pseudónimo de Afonso Casimiro), ao passo que o texto vencedor na categoria de não naturais ou não residentes no concelho alentejano foi "O chão que pisas sou eu", de Ana Gomes (com o pseudónimo de Verónica Rua).