Considerada uma das mais importantes na área do mercado editorial dedicado à literatura e ilustração para a infância e juventude, a Feira do Livro de Bolonha cumprirá a 55.ª edição tendo a China como país convidado.
De acordo com a DGLAB, este ano o espaço oficial de Portugal terá uma planta renovada e incluirá as editoras Edicare, Orfeu Negro, Pato Lógico, Planeta Tangerina, Zero a Oito.
Em exposição estará uma seleção de cerca de 70 novos livros ilustrados publicados em Portugal ao longo do último ano, e será dado destaque à ilustradora Fátima Afonso, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração, em 2017.
Durante quatro dias, aquela feira acolherá centenas de editores, ilustradores e autores em torno do negócio editorial do livro ilustrado, mas conta também com um intenso programa de eventos como conferências, encontros com autores, lançamentos editoriais, atribuição de prémios e uma exposição internacional de ilustração.
Nesta mostra internacional estarão patentes trabalhos dos portugueses Filipe Abranches, Madalena Matoso, Mariana Rio e Yara Kono.
O livro "Montanhas", de Madalena Matoso, estará em destaque na feira por ter recebido, no âmbito dos prémios anuais, uma menção especial na área do livro de arte, arquitetura e design.
Durante a feira serão ainda anunciados os vencedores de dois dos mais importantes prémios no universo da literatura para a infância e juventude: o Hans Christian Andersen, que não tem qualquer finalista português, e o prémio literário Astrid Lindgren (ALMA).
Para este, no valor de 570 mil euros, estão nomeados os autores André Letria e Maria Teresa Maia Gonzalez e o projeto de teatro Andante, vocacionado para a promoção de leitura.
Este ano, a Feira de Bolonha organiza a primeira conferência europeia de livrarias independentes de livro infantil e juvenil, para a qual está convidada a editora e livreira Carla Oliveira, da editora Orfeu Negro e da livraria Baobá.
Entre os autores convidados da Feira de Bolonha, que termina no dia 29, estão Jeff Kinney, Roger Mello, Jimmy Liao, Helen Oxembury, Roger Olmos, Lorenzo Mattotti, Katsumi Komagata e Beatrice Alemagna.
Comentários