A iniciativa pretende homenagear a memória do professor e escritor Hernâni Cidade, natural da vila alentejana de Redondo, e incentivar a criatividade literária entre jovens e adultos.

A edição 2020 do prémio vai atribuir aos três primeiros classificados, respetivamente, 750, 375 e 250 euros, prevendo ainda o regulamento a atribuição de menções honrosas.

Os trabalhos concorrentes têm de ser apresentados até ao dia 17 de outubro, sendo que cada participante pode concorrer apenas com um trabalho, e os prémios serão entregues a 21 de novembro, no auditório do Centro Cultural de Redondo.

Ensaísta e investigador, Hernâni António Cidade, doutorado em Filologia Românica, foi professor de liceu e das faculdades de Letras do Porto e de Lisboa.

Dotado de grande erudição, Hernâni Cidade contribuiu para o estudo da história da cultura e da literatura portuguesa, da qual é considerado um grande especialista, tendo-se notabilizado pelos seus ensaios sobre Camões.

Colaborador de A Águia, Seara Nova e do Primeiro de Janeiro, entre outros títulos da imprensa periódica, codirigiu o Diário Liberal e deixou o seu nome ligado à fundação da Colóquio: Revista de Artes e Letras e da Colóquio/Letras.

Hernâni Cidade nasceu em Redondo em 1887 e faleceu em Évora em 1975.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.