1. Música em português
Não é um festival inovador neste aspecto - já vários fizeram a mesma incursão - mas há que salientar também a aposta em artistas com raízes fora do solo nacional, como Aline Frazão. O cartaz tem 33 artistas, com homenagens a Chico Buarque feitas por Cristina Branco e Mário Laginha Trio, um regresso fulgurante e motivado da Ala Dos Namorados, que vai fazer um “throwback” a um cancioneiro dos anos 1960 e 1970. Também os The Gift vão celebrar o 20º aniversário na Costa da Caparica. Isto sem contar com Rui Veloso, Mão Morta, Aurea, Orelha Negra, Valete... O cartaz é longo mas vale a pena conferir.
2. Sérgio Godinho, Samuel Úria, Ana Bacalhau e Vitorino juntos pelas crianças
Num dia ligado à criança, neste caso, a 14 de agosto, os quatro cantores irão juntar-se para apresentar um projecto intitulado "Canções de roda, lengalengas e outras que tais!", que, como o nome indica, é sobre canções infantis e outras que fazem parte do imaginário colectivo das últimas décadas. Este evento será acompanhado pelo Coro Infantil da Academia de Música de Almada. Para além deste concerto, há outros espetáculos que certamente despertarão o interesse dos mais novos.
3. Arte urbana e cinema pelo festival
Em equipa que ganha não se mexe, por isso, mais uma vez haverá uma parceria com vários artistas para decorarem os caixotes do lixo e os transformarem em peças de arte. Como se não bastasse, o artista Smile também está n'O Sol da Caparica para apresentar um pouco do seu trabalho e explicar como o relaciona com os dramas sociais. Esta imagem de arte urbana fica reforçada com as ilustrações elaboradas por Pedro Lourenço em toda a comunicação feita para o festival. Quanto ao cinema, mais uma vez renova-se a parceria com a Monstra, que estará encarregue de passar amostras da sétima arte durante os intervalos dos concertos, bem como a presença da Monstrinha, aquando do dia da criança.
4. Aprender a andar de skate com os melhores
Realiza-se a segunda edição do DC Street Sessions n'O Sol da Caparica. E o que é que isto quer dizer? Vários skaters profissionais estarão a fazer demonstrações das suas "skills", mostrando as suas melhores manobras e dando também as melhores dicas para os mais aventureiros. A DC Street Sessions terá material para qualquer um interessado se estrear na modalidade, tendo como resultado grande diversão, aliada ao skate, ao sol e à música.
5. A própria Costa da Caparica
Durante o dia, praia, sol, protector solar, água. Durante o final da tarde e a noite, concertos e tudo em boa companhia. Está dado o mote para aproveitar da melhor maneira os dias 11, 12, 13 e 14 de agosto.
Comentários