O português RED trio abre esta sexta-feira, 11 de março, o 13.º Festival Internacional de Jazz de Portalegre (JazzFest), que é realizado em dois fins de semana no Centro de Artes do Espetáculo da cidade, espaço tutelado pelo município.
O RED trio, formado em 2007, é constituído por Rodrigo Pinheiro (piano), Hernâni Faustino (contrabaixo) e Gabriel Ferrandini (bateria), pertencentes a uma nova geração de músicos da cena portuguesa de improvisação livre.
Joaquim Ribeiro, diretor artístico do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP), adiantou à agência Lusa que o festival deste ano “vai ao encontro” daquilo que tem sido a sua matriz, nos últimos anos, "dando realce” ao jazz nacional, europeu e norte-americano.
“Para além desta mostra, gostamos sempre de dar a conhecer novos estilos de jazz, que abordam essa forma de maneira distinta”, acrescentou.
Depois da atuação, hoje, do RED trio, a segunda noite, no sábado, é destinada a acolher um concerto com Carlos Martins Quarteto.
O quarteto português é composto por Carlos Martins no saxofone, Mário Delgado na guitarra, Carlos Barretto no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria.
Neste primeiro fim de semana do festival, vai também passar pelo CAEP um projeto desenvolvido por Miguel Mira, no violoncelo, Pedro Sousa, no saxofone, e Afonso Simões, na bateria.
A segunda parte do JazzFest, no fim de semana seguinte, abre, no dia 18 deste mês, com os americanos Eric Revis Trio, uma formação composta por Eric Revis no contrabaixo, Kris Davis no piano e John Betsch na bateria
No dia seguinte, é a vez dos amantes do jazz poderem apreciar o projeto norueguês Chrome Hill.
Nos últimos dias do festival, 18 e 19 de março, vai passar também pelo palco, para dois concertos, o projeto português Slow is Possible.
Uma feira do disco, mostra de vinhos e produtos regionais e a oferta de um CD por cada bilhete comprado são outros dos atrativos do festival.
Inaugurado em maio de 2006, o CAEP inclui um auditório grande e outro pequeno, além de uma sala polivalente, que funciona como espaço de café concerto.
Comentários