A obra “Acariciar a mais longínqua das estrelas” (2023), de Ricardo Gil Soeiro, venceu na área de Ensaio.

O júri nesta categoria foi coordenado por António Carlos Cortez e constituído ainda por Dora Nunes Gago e por Patrícia Infante da Câmara.

A tradução do poema épico medieval de um autor anónimo inglês “Beowulf” valeu a Angélica Varandas e Luísa Azuaga o prémio na categoria de Tradução.

A tradução do inglês medieval para português foi efetuada a partir da edição revista de Bruce Mitchell e Fred C. Robinson, publicada em 2006.

O júri nesta categoria foi coordenado por Elisabete de Sousa e constituído por Alda Rodrigues, Frederico Pedreira e Gilda Lopes da Encarnação.

Os galardões vão ser entregues no auditório da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 5 de novembro, às 17h00.

O PEN Clube atribui galardões alternadamente: este ano foram abrangidas as Categorias de Ensaio e Tradução, no próximo ano serão distinguidas obras nas categorias de Narrativa e Poesia.

Em outubro do ano passado, as escritoras Andreia C. Faria e Lídia Jorge venceram os prémios do PEN Clube Português, respetivamente nas categorias de Poesia e Narrativa. Andreia C. Faria venceu o prémio com o livro “Canina” e Lídia Jorge com “Misericórdia”.