Matay, Conan Osíris, Calema e Ana Claúdia garantiram no passado fim de semana um lugar na final do Festival da Canção. Este sábado, dia 23 de fevereiro, mais oito concorrentes vão tentar conquistar uma viagem até Portimão, cidade que este ano recebe a final do concurso da RTP1.

"O Jantar” (Pedro Pode/João Couto), “O Lugar” (André Tentúgal/ Lara Laquiz), “Igual a ti” (NBC), “Mundo a mudar” (Frankie Chavez/Madrepaz), “Debaixo do luar” (Rui Maia/Mila Dores), “Mar Doce” (Mariana Bragada), “Lava” (Miguel Guedes/Dan Riverman) e “Pugna” (Surma) são os temas a concurso na segunda semifinal do Festival da Canção, que arranca às 21h00, na RTP1.

Dos oito concorrentes em competição, apenas quatro vão conquistar um lugar na final, marcada para o dia 2 de março na Portimão Arena.  A canção eleita na gala que será apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim representará Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que terá lugar a 14, 16 e 18 de maio, em Telavive, Israel.

Sem Conan Osíris... há favoritos na segunda semifinal?

Conan Osíris continua a dominar os temas de conversas nas redes sociais. A sua atuação na primeira semifinal do Festival da Canção é a mais vista, apesar do concorrente ter ficado em segundo lugar, atrás de Matay.

Tendo como base o número de visualizações no canal de Youtube do Festival da Canção, NBC é o favorito da segunda semifinal - o vídeo com a letra do tema “Igual a ti” soma mais de 140 mil reproduções. Já no Spotify, os números estão mais equilibrados, mas “Igual a ti” também é líder - o tema já foi ouvido mais de 4700 vezes.

NBC
créditos: RTP1

De acordo com uma sondagem levada a cabo pelo Wiwibloggs, site que junta vários fãs internacionais do Festival Eurovisão da Canção, o tema  “Igual a ti", de NBC, é o favorito da segunda semifinal.

A canção do artista foi a que conquistou mais votos (28%), seguida de “Pugna", de Surma (19%).

O site relembra que no ano passado Cláudia Pascoal venceu a sondagem do Wiwibloggs do Festival da Canção com mais de 40% dos votos.

Resultados da sondagem Wiwibloggs:

  1. NBC - "Igual a Ti" - 28% (809 votos)
  2. Surma - "Pugna" - 21% (535 votos)
  3. Lara Laquiz - "O Lugar" - 13% (365 votos)
  4. João Couto - “O Jantar” - 13% (363 votos)
  5. Mariana Bragada - “Mar Doce” - 11% (315 votos)
  6. Madrepaz - “Mundo a Mudar” - 7% (189 votos)
  7. Dan Riverman - "Lava" - 6% (164 votos)
  8. Mila Dores - “Debaixo do luar” - 5% (137 votos)

Como são escolhidos os finalistas e o vencedor?

Este ano, a RTP lançou o convite a 14 compositores para que apresentassem uma canção original, inédita, no concurso. A estes juntaram-se dois autores que venceram concursos promovidos pela Antena 1 (um através do programa "Masterclass", aberto a quem não tenha até aqui música editada, e o outro através de um concurso de livre submissão pública).

Mariana Bragada e Filipe Keil foram escolhidos por concurso, respetivamente através do programa "Masterclass" e do concurso de livre submissão pública, e os restantes convidados pela RTP.

De cada semifinal são eleitos quatro candidatos para a Final da 53ª edição do Festival da Canção que terá então lugar, no dia 2 de março, no Portimão Arena, e será conduzida pelos apresentadores Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. A canção eleita em Portimão representará Portugal no Festival Eurovisão da Canção), que terá lugar a 14, 16 e 18 de maio, em Telavive, Israel.

FESTIVAL DA CAN

A escolha dos temas das semifinais é feita com base no televoto e nos votos de um júri, liderado por Júlio Isidro. Isaura (cantora, compositora, e autora da canção vencedora do ano passado), Álvaro Costa (radialista, DJ e apresentador de televisão), Selma Uamusse (cantora de origem moçambicana com trajetória entre o jazz, o gospel e a soul), Pedro Penim (membro fundador e diretor artístico do Teatro Praga, é também encenador e ator), Maria João (cantora de jazz, com vasta discografia e reconhecida a nível internacional) e Rita Redshoes (cantora, compositora e instrumentista) são os jurados escolhidos pela RTP.

As votações vão decorrer sob um esquema de 50/50: o peso do voto será repartido entre o público em casa e o júri. Na final, as votações do júri serão associadas a sete regiões diferenciadas, contando com Portugal Continental e Ilhas.

"Em questões de empate, as regras são claras: nas semifinais passa o tema escolhido pelo júri, enquanto na final a canção que tiver sido mais votada pelo público será a vencedora", explica a RTP.

Este ano, os temas foram disponibilizados antes de serem apresentados nas semifinais. Desde 21 de janeiro, estão disponíveis, no 'site' da RTP, vídeos das canções, que incluem as letras.

A primeira semifinal foi apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo, a segunda, por Jorge Gabriel e José Carlos Malato, e a final terá como apresentadores Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.

À semelhança do ano passado, a RTP voltou a convidar, para as semifinais, artistas para recuperarem canções do concurso, desde os anos 1960 até à atualidade. Este ano, cabe aos Cais Sodré Funk Connection e aos Kumpania Algazarra trabalharem as canções.

De Conan Osíris a Matay: as fotos da primeira semifinal do Festival da Canção
créditos: RTP

No ano passado, o Festival da Canção, cujo modelo foi renovado em 2016, ficou marcado por duas polémicas: um erro na contagem dos votos na primeira semifinal, que acabou por retirar da corrida a canção “Eu te Amo”, composta por Mallu Magalhães, entrando o tema de Jorge Palma; e a suspeita de plágio da música “Canção do fim”, composta e interpretada por Diogo Piçarra, uma das escolhidas na segunda semifinal, que acabou por levar o músico a desistir da competição, dando lugar ao tema de Aline Frazão.

A música “O Jardim”, interpretada por Cláudia Pascoal e composta por Isaura, venceu o concurso no ano passado, tendo representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorreu pela primeira vez em Portugal, em Lisboa, na sequência de o país se ter sagrado vencedor em 2017, em Kiev com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral.

Os vídeos de apresentação dos candidatos

Este ano, os vídeos de apresentação dos candidatos foram gravados em Portimão e em zonas circundantes, "em experiências únicas e singulares que os turistas e visitantes podem, de igual forma, usufruir durante todo o ano na região".

"Conduzir um carro de alta cilindrada num circuito fechado, jogar uma partida de golf, navegar junto à costa ou subir o rio Arade, saltar de um avião a 4.600 metros de altitude, apreciar um pôr do sol em Alvor, visitar o Museu de Portimão, comprar local no Mercado Municipal, aprender a confecionar Doce Fino ou uma cataplana, ou participar numa corrida de karts foram, desta modo, algumas das experiências proporcionadas aos 16 artistas candidatos e que, em qualquer altura, podem ser usufruídas por quem visite o município, no âmbito da sua oferta turística", explica a RTP em comunicado.

De Conan Osíris a Matay: as fotos da primeira semifinal do Festival da Canção
créditos: RTP

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.