Maceo Parker, que colaborou com Pedro Abrunhosa no álbum “Viagens” (1994), é o segundo nome do certame que é anunciado, seguindo-se ao do britânico Jamie Cullum, que atua no dia 29 de julho, no Parque dos Poetas, também em Oeiras.

Parker foi saxofonista de James Brown (1933-2006) na década de 1960, “na altura considerado um dos pioneiros do funk moderno e do hip-hop”.

Estes são ritmos que vai apresentar no palco oeirense, adianta a organização, "de uma forma “mais ‘cool’, o ‘funky’ e o ‘groove’, tão próprios, e que fazem parte da tradição do EDP CoolJaz”.

Na década de 1970, Maceo Parker colaborou com George Clinton e, ao longo da carreira, foi somando parcerias com nomes como Ray Charles, Ani Difranco, James Taylor, De La Soul, Dave Matthews Band, Ptince e os Red Hot Chilli Peppers.

Nos anos de 1990 apresentou os seus próprios projetos, o álbum “Roots Revisited” (1991), que esteve dez semanas no top Billboard's Jazz e “Mo' Roots” (1991), ao qual se seguiu a gravação em concerto, “Life on Planet Groove” (1992).

Em 2003, recebeu o Pioneer Award da Rhythm and Blues Foundation, pela sua contribuição para este género musical.

Em 2012, em Paris, recebeu o Prémio Victoire de La Musique de Carreira.

O músico inicia no próximo mês de fevereiro uma digressão pelos Estados Unidos, que abre no dia 11, no Buskirk-Chumley Theate, em Bloomington, no Estado de Indiana.

Em março, no dia 31, estará já na Europa para outra digressão que começa no Klubsaal, em Zurique, na Suíça.

O seu mais recente álbum, “Roots & Groves”, divide-se em dois discos, um dedicado a Ray Charles e outro intitulado “Back to Funk”.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.