As primeiras 2000 t-shirts com os mesmos desenhos estampados foram colocadas à venda nesta quarta-feira pelo "preço de custo" de 5 euros, segundo a Câmara Municipal de Viena, cidade que acolhe, no próximo sábado, a 60º edição do Festival Eurovisão da Canção.

Decorados com pictogramas verdes e vermelhos, que há alguns dias podem ser vistos em cerca de 120 faixas de pedestres na capital austríaca, os semáforos apresentam casais homossexuais, masculinos e femininos, e heterossexuais.

As imagens, que promovem não apenas a tolerância, mas também a segurança rodoviária, rodaram o mundo.

O custo dos semáforos, 63000 euros, foi criticado pela oposição de direita local. Mas o Presidente da Câmara de Viena, Michael Häupl (socialista), ressaltou que "efeito publicitário" do produto vale o investimento.

O eco que causou a iniciativa, tanto em Áustria como no exterior, tem sido tão positivo que as luzes permanecerão nas vias públicas, anunciou a conselheira para os Transportes, Maria Vassilakou. A responsável indicou ainda que está a estudar a instalação de novos semáforos e o desenvolvimento de novos desenhos.

A internet tem registado várias sugestões gráficas para expandir as opções: uma pessoa numa cadeira de rodas, um par de idosos, uma criança com um balão ou uma mulher a passear com um cão.

No Facebook, mais de 20000 pessoas pediram a manutenção dos semáforos, concebidos como uma homenagem ao festival através de uma mensagem de tolerância.

Vinte e sete países vão participar na final do Festival Eurovisão da Canção, que deverá ser vista por 200 milhões de espectadores em todo o mundo.

@AFP