Shawn Mendes celebra esta quarta-feira, do 8 de agosto, 20 anos. Com pouco mais de quatro anos de carreira, o músico lusodescendente é uma das estrelas da música pop atual, somando milhares de fãs em todo o mundo.

A carreira do artista, considerado um dos 100 jovens mais influentes do mundo pela revista Time, em 2016, começou depois de começar a partilhar vídeos no Vine, em 2013. Com as suas versões de canções dos tops, Shawn conquistou milhares de seguidores em poucos meses, tornando-se o terceiro músico mais seguido da rede social.

Meses depois, o empresário Andrew Gertler descobriu o cantor, levando-o a assinar contrato com a editora Island Records, em 2014. O primeiro single, "Life Of The Party", chegou em junho do mesmo ano.

O primeiro EP de Shawn Mendes chegou em julho de 2014, chegando ao quinto lugar do top Billboard 200. No final do ano, o músico editou "Something Big", sendo o primeiro grande sucesso da carreira do lusodescendente.

"Handwritten", o primeiro disco de Shawn Medes, chegou em 2015, conquistando a liderança do top da Billboard. Com o álbum, o cantor igualou Justin Bieber como o artista mais jovem a liderar a lista da revista.

Shawn Mendes

No final de 2016, o cantor lançou o disco "Illuminate". "Treat You Better" e "Mercy" foram os dois primeiros temas do álbum a tocar nas rádios de todo o mundo. Já o single "There’s Nothing Holdin’ Me Back", conquistou em poucos dias o primeiro lugar do top de vendas do iTunes em 18 países, entre eles os EUA, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Brasil, Áustria, Irlanda, Holanda, Filipinas e Suécia.

Este ano, Shawn Mendes editou o seu disco homónimo. "In My Blood" e "Lost In Japan" foram os dois primeiros singles do álbum que alcançou os principais tops mundiais e que estará em destaque nos próximos concertos do músico em Portugal - Shawn Mendes regressa a Portugal, para atuar no MEO Sudoeste, no próximo sábado, dia 11 de agosto; em 2019, o cantor atua na Altice Arena, em Lisboa.

Há alguém mais rápido a dar autógrafos do que Shawn Mendes?

No arranque do Mundial 2018, na Rússia, o artista partilhou ainda uma versão especial do tema "In My Blood", que foi o hino escolhido para a seleção nacional. No tema de apoio a Portugal, Shawn Mendes canta alguns versos em português, gravados exclusivamente para a Seleção. "Eu vou acreditar! Que vamos conseguir, que vamos conquistar. Nós somos Portugal. Uma só voz e um coração!", canta o cantor, filho de um imigrante português da cidade algarvia de Lagos.

Ao longo da carreira, Shawn Mendes já venceu vários prémios. Em 2015, foi considerado o Melhor Novo Arista e Artista Pop do ano nos Canadian Music Awards. Nos Kids’ Choice Award, em 2016 e 2017, foi considerado o Melhor Artista Masculino. Já nos prémios europeus da MTV, o cantor venceu o galardão de Melhor Novo Artista (2015) e de Melhor Artista Global (2016).

Newsletter

Os melhores filmes, as séries mais populares e a música que tem mesmo de ouvir. Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.