"Somos" é o terceiro longa duração da dupla D’Alva e já tem data de edição agendada para 13 de novembro. Como pontapé de saída deste novo trabalho de originais, Alex D’Alva Teixeira e Ben Monteiro revelam em antecipação o tema "Só a Pensar", que conta com videoclipe gravado em período pré-isolamento e editado em tempo de confinamento.

"Numa viagem ao mundo de D’Alva, 'Só a pensar' remete os ouvintes para um portal lateral presente na mente humana do século XXI que transporta para um lugar cada vez mais comum, mas, no entanto, solitário, que pode ser difícil abandonar quando é necessário voltar à realidade", explicam em comunicado.

O single tem colhido vários elogios de colegas e amigos da dupla. "Dou por mim e fico #SóaPensar que os D’Alva são a maior representação do quão crioula é esta Lisboa. Neles sinto de Earth Wind and Fire a Phil Collins, de Madonna a Bruno Mars ou até mesmo de Prince a The Weeknd! Tudo isto concentrado no universo mestiço de Alex e Ben. Dois irmãos que têm contribuído e muito, para a sofisticação eclética, desta Lisboa! Fico #SóaPensar na proposta que estão a preparar para todos nós e não vejo a hora de entrar na vossa cápsula do tempo e mergulhar no vosso Universo", frisa Dino D’ Santiago.

"Ao ouvir 'Só a Pensar', fico com a certeza que os D’Alva, pela mão do Ben e do Alex, escrevem, interpretam e arranjam algumas das melhores canções que temos vindo a conhecer nos últimos anos. Pensem nisto. Mas não fiquem só a pensar. Vão ouvir, para tirarem a prova dos 9", desafia Ana Bacalhau.

Já para Samuel Úria, "os D’Alva são anfíbios": "Porque, se é verdade que falamos de animais de palco (dos melhores que este país já concebeu), também é verdade que eles respiram debaixo de águas mais íntimas - estas trianguladas entre os ouvidos e o coração. “Só a Pensar” deu-me vontade de ficar em casa a abusar do repeat. E eu não saio de casa há um mês e tal".

"Um regresso a um lugar de conforto ou já vivido ou sempre imaginado. 'Só a pensar' é regressar aos anos 80 com estes sintetizadores, teclados e até saxofone, aliados e parceiros em crime da doce voz do Alex. É também lembrar que podemos dançar um slow coladinhos e viajar até a um lugar feliz, nos anos 80 ou nos actuais loucos anos 20", confessa Selma Uamusse.

Fred Martinho (HMB) também elogiou o tema da dupla: "Mais uma faixa dos D’Alva que nos deixa a pensar que eles deviam ter um lugar ainda de maior destaque no panorama nacional. Dois Génios que alinham os seus ofícios e que nos dão mestria disfarçada de Pop.  I love It #banger "

"Há quem diga que o isolamento social nos aproxima nos afetos, pela impossibilidade de estarmos juntos fisicamente. É importante, a meu ver. Aceitar a melancolia, pode ser saudável. E nada melhor que ter a banda sonora indicada. 'Fico só a pensar' se a música nova de D’ALVA será tão boa a servir a banda sonora da vossa melancolia, quanto o faz para a minha", remata Hélio Morais (Linda Martini / Paus / Murais).