As festas que assinalam o 39.º aniversário da criação do município iniciam-se esta noite, pelas 21:30, com a atuação de Teresa Salgueiro no Cineteatro D. João V, na localidade da Damaia, que fará uma homenagem a artistas já falecidos, como Amália Rodrigues, Zeca Afonso ou Carlos Paredes.
No cartaz musical, há ainda a atuação dos The Gift, no dia 15, no Parque Central da Amadora, pelas 22:45.
Além da música, haverá espaço também para outras atividades como uma feira do livro e de arte, tasquinhas e insufláveis para os mais pequenos.
Da programação destas festas destaca-se ainda a realização de um ciclo de poesia na rua, uma feira de arte contemporânea, uma festa do livro, arte urbana e street food.
Quem quiser conhecer "com mais pormenor" o património e a arte urbana do concelho da Amadora terá ao seu dispor um comboio turístico (2,5 euros), que fará um percurso pelos principais pontos.
Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares (PS), sublinhou que o programa destas festividades "espelham a realidade da cidade e a sua multiculturalidade".
A autarca sublinhou que o aspeto mais importante é que "toda a cidade da Amadora se envolva e venha festejar para a rua".
Uma das novidades deste ano, segundo destacou Carla Tavares, é o facto de "todos os materiais de divulgação das festas da Amadora terem sido produzido em tecido", representando um processo de produção 99% reciclável.
Após o evento, a autarquia utilizará os materiais de divulgação (bandeiras, outdoors, postes, telas, entre outros), reconvertendo-os noutros materiais.
O investimento na realização destas festas é de cerca de 200 mil euros.
Comentários