The Cinematic Orchestra atuou em novembro último no Porto, na Casa da Música, e em Lisboa, no Centro Cultural de Belém.
O grupo britânico junta-se aos já anunciados Jill Scott (12 de julho), Seal (20 de julho) Stacey Kent (21 de julho) e Koop Oscar Orchestra (23 de julho).
Liderada por Jason Swinscoe, a banda britânica formada em finais dos anos 1990 irá apresentar um alinhamento que inclui, entre outros, os temas “Motion”, “Everyday”, “Ma Fleur” e “To build a home”, segundo fonte da organização.
“Com uma composição instrumental assegurada por nove elementos que dão corpo a sonoridades numa fusão perfeita do nu jazz e a pop eletrónica, o seu som é descrito como pequenos filmes transformados em música”, referiu a mesma fonte.
“Ma Fleur”, editado em 2007, é o mais recente álbum de originais da banda, tendo desde então Jason Swinscoe composto várias bandas sonoras para os estudos Disney, “tendo apostado também num novo concerto com uma componente visual mais impactante”.
Ao longo de 13 anos, o edpcooljazz já produziu mais de 130 concertos, aos quais assistiram "mais de 275000 espetadores, num ambiente intimista, perto dos palcos e sem o aglomerado das grandes multidões".
O festival define-se como um conjunto de "espetáculos individuais, numa junção única entre música cool, história, património e natureza", segundo a mesma fonte.
A edição do edpcooljazz 2015 teve mais de 46000 espetadores, em sete dias de concertos, com quatro concertos esgotados.
Comentários