A organização do Rock in Rio Lisboa apresentou, na manhã desta terça-feira, 30 de janeiro, um dos novos espaços que, em junho de 2018, vai preencher a nova Cidade do Rock. Depois do Gourmet Square no Rio de Janeiro, chega a Lisboa o Time Out Market Rock in Rio, o primeiro pop-up do food hall implementado no Mercado da Ribeira pela revista Time Out em 2014, que nasce da parceria entre as duas marcas, com o objetivo de elevar a experiência gastronómica dentro do recinto.

O mercado contará com 380 lugares sentados e 14 restaurantes, entre os quais espaços da autoria de alguns chefs portugueses representados no Time Out Market como Alexandre Silva, Henrique Sá Pessoa, Marlene Vieira e Vítor Sobral. Confirmadas estão, também, as presenças d’ O Prego da Peixaria, Sea Me, Asian Lab e Manteigaria – Fábrica de Pastéis de Nata, além da Super Bock que disponibilizará, num bar privilegiado, todo o portfólio da sua Seleção 1927.

"Numa edição em que o Rock in Rio Lisboa se prepara para trazer ‘tudo de novo’ e elevar a experiência vivida na Cidade do Rock a um novo patamar, a gastronomia não pode ficar de fora, ainda por mais quando estamos num país como Portugal, com uma tradição gastronómica tão forte", frisou Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.

Rock in Rio - Lisboa 2018: Apresentacao do Espaco Goumet com os Chefs Vitor Sobral, Marlene Vieira,Henrique Sa Pessoa e Alexandre Vieira no Time Out Market no Rock in Rio - Lisboa 2018. Lisboa, Portugal a 30 de Janeiro de 2018. Foto: AgenciaZer0.net

“Dando, assim, continuidade à aposta que iniciámos em 2016 – ao introduzir o conceito de ‘cozinha de autor’ no festival - e que reforçámos no Brasil em 2017 – com a criação de um espaço Gourmet -, para esta edição associamo-nos a um parceiro de peso, o Time Out Market, e trazemos um espaço totalmente novo e inovador, capaz de oferecer uma experiência gastronómica verdadeiramente diferenciadora e nunca vista num grande evento", acrescentou.

Para João Cepeda, Presidente e Diretor Criativo do Time Out Market, o projeto pop-up era um sonho antigo. "Hoje cumprimos mais um sonho: um projeto pop-up. Ainda mais informal e criativo do que a versão original, no Mercado da Ribeira, mas com a mesma qualidade. E no cenário ideal: a Cidade do Rock! Mais do que um evento, o Rock in Rio tornou-se uma verdadeira instituição cultural desta cidade e é por isso um orgulho estar associado ao talento dos seus profissionais. Juntos, faremos tudo para que esta edição de 2018 faça da cidade de Lisboa o verdadeiro palco mundo”, sublinhou.

A organização relembrou ainda que, no Rock in Rio, a gastronomia e a música se sentam à mesma mesa há já várias edições: em 2016, o festival introduziu novos conceitos de restauração, nomeadamente o de “cozinha de autor” em parceria com diversos chefs; em 2017 o Rock in Rio apresentou na edição do Rio de Janeiro a sua primeira praça de alimentação (Gourmet Square), que proporcionou ao público mais ofertas gastronómicas e maior conforto.

Para além de equipar os espacos de cozinha do Time Out Market Rock in Rio, a Teka terá também Haverá um espaço de showcooking, no qual decorrerão algumas ações de demonstração por conceituados chefs.

Os 'cabeças de cartaz' do Time Out Market Rock in Rio

Alexandre Silva, chef consagrado em 2016 com a sua primeira estrela Michelin, é uma das surpresas da oitava edição do Rock in Rio Lisboa. É formando em Cozinha/Pastelaria, Gestão de F&B e Gastronomia Molecular. Foi no projeto Bocca que começou a mostrar o seu talento e as suas ideias originais e inovadoras, tendo ainda fundado diversos outros projetos como o 4th Floor – Cozinha Experimental. Neste momento tem o seu próprio espaço no Time Out Market - Alexandre Silva no Mercado – e o restaurante Loco, onde desafia os sentidos de quem prova as suas criações.

Henrique Sá Pessoa descobriu o gosto pela culinária num intercâmbio nos Estados Unidos, enquanto assistia a uma palestra sobre a conceituada escola de gastronomia, hotelaria e gestão, onde acabaria por estudar – o Institut Cordon Bleu. "Depois de passar por diversos espaços, abriu o seu primeiro restaurante em 2009 – o Alma, atualmente com uma estrela Michelin –, seguindo-se o Cais da Pedra e, mais recentemente, o Tapisco. Está para breve o novo projeto do chef, que além de servir de atelier de experimentação será, igualmente, um espaço de workshops e eventos", conta a organização do Rock in Rio.

Vítor Sobral foi um dos responsáveis pela cozinha de autor na edição de 2016 do Rock in Rio Lisboa. "O primeiro chef de renome a criar uma tasca de petiscos volta agora à Cidade do Rock. Vanguardista nos produtos e receitas, Vítor Sobral desenvolveu pratos que até hoje perduram. Não se limita a recriar sabores mas dedica-se com afinco aos aspetos técnicos da confecção", relembra a organização em comunicado.

Marlene Vieira apaixonou-se pela cozinha aos doze anos, quando trabalhou num restaurante onde o pai entregava carne. Depois disso, passou a vida entre a escola e a cozinha, formando-se na Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira. Em Nova Iorque, trabalhou num restaurante português, regressando à sua terra natal para trabalhar em diversos hotéis de 5 estrelas e restaurantes. Foi no Avenue que liderou pela primeira vez uma cozinha em seu nome e foi aí que começou a atrair atenção sobre si, tendo sido a única mulher a integrar a ala dos chefs no Time Out Market. Em 2009 participou pela primeira vez no concurso Chefe Cozinheiro do Ano. Em 2017 inaugurou o projeto Panorâmico by Marlene Vieira.

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