Caixa de Pandora é um trio composto por Rui Filipe, no piano, Cindy Gonçalves, no violino, e Sandra Martins, no violoncelo, que partilha formação clássica e um interesse pelas músicas do mundo.
Depois de anos de parceria em vários projetos, como RosaNegra e em bandas sonoras para espetáculos de ballet e teatro, os músicos decidiram criar este projeto, lançando o seu primeiro álbum em 2014.
A banda explica, na sua página na internet, que a música é "difícil de classificar", mas que "poderia ser apelidada de acústico progressiva, ainda que isso seja apenas um resumo dos caminhos que percorre."
"Com um repertório totalmente original, viaja por entre ambientes de pura magia, ao som de uma estética escultural contemporânea, sugerindo uma atmosfera sonora romântica, onde as imagens facilmente invadem a imaginação dos que se deixam levar pelas suas linhas dramáticas e aventureiras", explica.
O novo álbum inclui temas instrumentais como "Rota das Afinidades", que dá nome ao disco, "Nómadas Ocultos", "Cais do Desassossego" e "Orfandade".
Segundo a banda, "pode ser interpretado como uma plataforma de chegadas e partidas, um espaço de memórias interligadas que se experiencia através de uma caixa de pandora que se abre e lança 16 novas composições."
Desde o lançamento do seu primeiro álbum, "Teias de Seda", a banda já atuou por todo o país e em cidades da Índia, China ou Bélgica.
Na Índia, colaboraram com artistas como Gulraj Singh e Manoj Yadav e, como resultado, a música "Mann Marzi Mauji" será lançada no país.
Na China, através do produtor Joe Lei, trabalharam com músicos e cantores tradicionais, como Kit Lam, Michele Ng e Wong Kin Wai, criando um projeto chamado "House of the Swallows".
O concerto no célebre Joe's Pub será o primeiro nos Estados Unidos.
Comentários