A maior casa de ópera espanhola anunciou hoje, através de um comunicado de imprensa, que “lamenta não poder contar com esta prestigiosa companhia, cujo diretor, Vladimir Urin, se pronunciou publicamente a favor da Ucrânia e contra a guerra”.

A instituição afirma estar “chocada e consternada” com a situação “dramática” na Ucrânia, e como expressão de profundo respeito e solidariedade com o povo deste país, no dia 27 de fevereiro, na última representação de “Crepúsculo dos Deuses”, o cadáver de Siegfried foi envolvido na bandeira ucraniana, integrando a homenagem simbólica do Teatro Real na “ópera visionária e sublime” de Richard Wagner.

Vem aí uma "cortina de ferro" cultural na Rússia por causa da invasão da Ucrânia?
Vem aí uma "cortina de ferro" cultural na Rússia por causa da invasão da Ucrânia?
Ver artigo

O Teatro Real compromete-se ainda a reembolsar, durante março, o montante dos bilhetes comprados para aquela atuação.

O Ballet Bolshoi é uma companhia de ballet clássico de renome internacional sediada no Teatro Bolshoi em Moscovo, Rússia, tendo sido fundada em 1776 e estando entre as companhias de ballet mais antigas do mundo.

No início do século XX, ganhou destaque internacional quando Moscovo se tornou a capital da União Soviética.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades. As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças, e, segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 1,2 milhões de refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia, entre outros países.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, e a UE e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.