Conectado ao aparelho com uma entrada HDMI, o "Fire TV Stick" dá acesso ao serviço de vídeos da Amazon, assim como a outras ofertas de vídeo online, como Netflix, Hulu Plus, WatchESPN e NBA Game Time, nos Estados Unidos.

O dispositivo será posto à venda no mercado norte-americano por 39 dólares - ou 19 dólares para os assinantes da Amazon Prime -, serviço que oferece acesso ilimitado a música, vídeos e outros conteúdos online.

O aparelho é um claro desafio ao Chromecast, do qual a Google vendeu milhões desde o seu lançamento, no ano passado.

Mas, segundo a Amazon, o Fire TV Stick "tem uma capacidade de processamento 50% maior e o dobro da memória do Chromecast". A empresa destacou, ainda, que tem seis vezes o poder de outro aparelho similar, o Roku Streaming Stick, que torna mais rápido o processo de descarregar vídeos.

A Microsoft também está a aderir à tendência. No início do ano, apresentou o seu Wireless Display Adaptor, um aparelho do tamanho de um polegar que se liga às entradas HDMI ou USB do televisor, pelas quais recebe e transmite o conteúdo reproduzido no computador.

Este ano, a Amazon lançou ainda a sua caixa de transmissão de conteúdo Fire TV por 99 dólares, com outros serviços adicionais, como a consola de videojogos.

@AFP