A presidente da Associação de Jornalistas Parlamentares desde 1993, Anabela Neves, vai sair da SIC na sequência de um processo de rescisão "amigável" com o grupo Impresa, abandonando também a Assembleia da República a partir de sexta-feira. A jornalista estava na SIC desde 1992, há 27 anos.

Esta quarta-feira, dia 27 de novembro, durante a emissão da SIC Notícias, Teresa Dimas e Miguel Ribeiro despediram-se da colega, no final do debate quinzenal desta semana. "Sei que não gostas destas coisas, mas queríamos os dois marcar este momento. É uma vida de 27 anos na SIC, somos membros fundadores da SIC. Desde o momento zero, juntas", frisou Teresa Dimas.

"Entrei depois, mas fui-me apercebendo sempre da forma como tu motivaste a redação para reflexões éticas, para ajudar os jornalistas mais novos. (...) Tu quase que ajudaste a criar o conceito de jornalista parlamentar", acrescentou o jornalista da SIC.

No final do direto, os colegas dos vários órgãos de comunicação social levantaram-se para aplaudir Anabela Neves, que assumiu que vai "partir para novas aventuras".

"É de facto emocionante este final", sublinhou Miguel Ribeiro. "Vou-me embora, já não consigo", disse Teresa Dimas, abandonando o estúdio.

No final do debate quinzenal, a jornalista recebeu também na bancada de imprensa a visita do primeiro-ministro, António Costa.

Veja aqui a despedida.

Nas últimas décadas, Anabela Neves esteve diretamente envolvida nos processos de revisão do regulamento de circulação da Assembleia da República, onde os jornalistas, ao contrário de muitos países, continuam a ter acesso ao andar nobre e a estarem presentes na sala de sessões.

Também enquanto presidente da Associação de Jornalistas Parlamentares, a jornalista da SIC negociou desde 1993, com os sucessivos presidentes e secretários-gerais da Assembleia da República, medidas para o aumento dos direitos dos jornalistas parlamentares, designadamente o acesso a serviços da Assembleia da República e melhoria das condições de trabalho.

Anabela Neves, que afirmou à agência Lusa sair "para abraçar novos projetos", foi responsável pela criação do Parlamento Global, em 2008, um projeto para aproximar a Assembleia da República da sociedade.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.