Pela primeira vez, a história do jazz em Portugal vai ser contada numa série documental, da autoria de Rui Neves e Paulo Seabra, que estreia a 01 de Maio na RTP2.

A série será exibida semanalmente aos domingos, às 24:00, com dez episódios de meia hora que contam uma história do jazz em Portugal, com depoimentos, imagens e sons de arquivo, alguns deles inéditos em televisão.

A primeira «jam session», registada em novembro de 1946 no Instituto Superior Técnico, cuja gravação foi encontrada no espólio de Luís Villas-Boas, fundador do Hot Clube de Portugal, é uma das preciosidades incluídas no programa.

O primeiro livro publicado em Portugal, a primeira edição do Festival de Cascais, o Hot Clube de Portugal, os divulgadores de jazz, como Villas-Boas e José Duarte, e os músicos fundamentais que marcaram este género musical em Portugal estão todos no documentário.

«As coisas estão à espera que nós as façamos, quem chegar primeiro fá-las e quem tiver capacidade e conhecimento e muito trabalho e vontade política. Baseia-se sempre na exigência artística e no caso do documentário é uma nossa exigência que passa para o próprio material», disse à agência Lusa o autor da série, Rui Neves.

Cada episódio tem muita informação, por isso Rui Neves espera que a série seja vista mais do que uma vez, porque «vão descobrir sempre mais coisas».

«Também nos preocupou fazer uma história que fosse representativa do que se passou cá. Todos nós sabemos quem é a Maria João, o Mário Laginha, o Bernardo Sasseti, mas o que acontecia em 1930, 1940 1950 quase ninguém sabe, só as pessoas mais velhas«.

A par da série, estão previstos vários projetos paralelos em torno do jazz, como a edição de um livro com as entrevistas recolhidas e a documentação consultada, uma coleção de discos do jazz português e a edição do documentário em DVD.

SAPO/Lusa