A 90º cerimónia dos Óscares decorreu na noite deste domingo, 4 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles. Segundo os primeiros dados da Nielsen, a transmissão televisiva da entrega de prémios registou uma quebra significativa nas audiências em relação a 2017.

Nos Estados Unidos, a cerimónia de quatro horas foi transmitida no canal ABC - em Portugal, a SIC emitiu em direto a gala dos Óscares. De acordo com os dados revelados pela empresa à Variety,  a emissão registou 18,9% de rating e 32% de share - uma quebra de cerca de 16% em relação ao ano passado (22,5% de rating e 37% de share).

Óscares: vitória para "A Forma da Água" em noite dividida e com muito #MeToo
Óscares: vitória para "A Forma da Água" em noite dividida e com muito #MeToo
Ver artigo

Ao longo dos últimos anos, a transmissão em direto da cerimónia tem perdido espectadores. A edição de 2016 foi acompanhada por 34,4 milhões de espectadores, a terceira  audiência mais baixa desde 1974. A cerimónia de 2014, apresentada por Ellen DeGeneres, foi a mais vista desde 2001, conquistando 43,7 milhões de pessoas.

“A Forma da Água” partia à frente na corrida e acabou por ser o grande vencedor da 90ª cerimónia dos Óscares, com quatro estatuetas somadas, numa noite que acabou por repartir os prémios.

Guillermo del Toro venceu também Melhor Realização e usou o seu discurso para proclamar a sua paixão pelo cinema.

VEJA AQUI TODOS OS VENCEDORES.