Nuno Portas começou como arquiteto de casas e igrejas e, mais tarde, interessou-se pelo desenho do chão - a questão urbana, a habitação social, a cidade. A sua vida vai ser contada como um filme em "Baseado Numa História Verídica", programa que vai para o ar este sábado, 20 de outubro, às 23:00, no Canal Q.

Nuno Portas é um dos mais marcantes arquitetos e urbanistas portugueses. Foi secretário de Estado da Habitação logo a seguir ao 25 de Abril, nos tempos conturbados dos governos provisórios. "Também há outra vida: a educação católica, a vontade de ser realizador, a escrita. Teve três filhos. Recentemente perdeu o mais velho, Miguel, com quem falava muito de cinema", conta o Canal Q, no qual o filme da vida do arquiteto vai ser desenrolado este sábado.

"Baseado Numa História Verídica", conduzido por Aurélio Gomes, é um programa de entrevista biográfica que tem por base os mandamentos da escrita de guiões para cinema. "Olhamos para a vida das nossas personagens públicas como se fosse um filme e pedimos-lhes que a contem dessa forma", explica.

Veja um excerto da entrevista: