O canal BBC News vai terminar e dar origem a um novo canal de informação exclusivamente online. Esta medida faz parte do plano de modernização e redução de custos do operador público britânico.

Depois da BBC3, a BBC News vai deixar o pequeno ecrã para passar a ser emitida apenas via streaming. Segundo o jornal de The Independent, o objetivo principal do canal é cumprir o acordo com o governo inglês que prevê uma redução de 20% nos gastos anuais ao longo dos próximos quatro anos.  "A estação enfrenta desafios financeiros muito duros. Vamos ter de gerir os nossos recursos ainda com mais cuidado e dar prioridade ao que acreditamos que a BBC deve oferecer aos espectadores. Inevitavelmente, teremos de encerrar alguns dos nossos serviços ou reduzi-los", sublinhou Tony Hall, diretor da BBC.

Além da redução da despesa, o plano da BBC prevê uma mudança tecnológica que tem como principal objetivo criar um serviço de streaming que ofereça aos britânicos "notícias na palma da mão", revela o diretor geral.

Segundo o diretor de informação, James Harding, a estação pretende adaptar os conteúdos às novas formas de consumo. "As pessoas mais novas consomem cada vez menos os media tradicionais", sublinha.

Porém, os cidadãos mais velhos não veem com bons olhos as mudanças na BBC. "As pessoas mais velhas ainda gostam de se sentar em frente a um televisor a assistir a notícias. Não estão à espera de ter de as ver num telemóvel",  disse um dos jornalista dos canal ao jornal The Independent. "Fazendo parte de um grupo que utiliza menos a Internet, alguns sentem-se excluídos e que estão a pagar por um serviço do qual não vão usufruir", sublinhou.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.