Depois de ter destacado obras de expressão francesa na semana passada, o ciclo 5 Noites, 5 Filmes propõe, para a última semana de janeiro, uma programação dedicada a clássicos do cinema italiano.

2ª feira, às 22h00
NOITES BRANCAS (“Le Notti Bianche”)


O filme conta a história de Mario, um homem solitário que encontra a bela Natalia chorando numa ponte. Ao longo das noites, Natalia conta a Mario a história da sua paixão por um homem misterioso que se hospedou na pensão da sua avó, e de como ele a deixou, um ano atrás, prometendo voltar. Encantado com a inocência da rapariga Mario apaixona-se e tenta fazer com que ela esqueça o antigo namorado.

Com: Marcello Mastroianni, Maria Schell, Jean Marais
Realização: Luchino Visconti


3ª feira, 22h00
AMARCORD (Amarcord)


"Amarcord", o título de um dos mais nostálgicos e fascinantes filmes de Fellini, é uma expressão do dialeto na região de Emilia-Romagna, “io me ricordo” que significa recordo-me. É, exatamente, o que mestre Fellini faz ao longo de toda esta autêntica crónica anedótica, evocando a sua infância em Rimini e uma série de pitorescos episódios, pessoais e coletivos, nos tempos da Itália fascista, que é difícil saber se são verídicos ou imaginados. Obra em misto tom poético e satírico, "Amarcord" é um filme de memórias, de tempos perdidos, de paixões acordadas e pesadelos enterrados, que Fellini manipula como o mestre de cerimónias de um circo de íntimas emoções e observações, um espetáculo de graça, charme, encantamento e paixão, como, aliás, são todas as suas obras mais admiráveis. Uma grande realização que conta com uma série invejável de prestigiados prémios internacionais, incluindo o Óscar da Academia de Hollywood para o Melhor Filme de Língua Estrangeira.

Com: Puppela Maggio, Magali Noel, Armando Brancia, Ciccio Ingrassia, Nandino Orfei, Luigi Rossi, Bruno Zanin, Gianfillippo Carcano, Josiane Tanzili, Giuseppe Lanigro, Ferruccio Brembilia
Realização: Federico Fellini


4ª feira, 22h00
AS QUATRO VOLTAS (“Le Quattro Volte”)


Um velho pastor vive os seus últimos dias numa velha aldeia medieval nas colinas/encostas da Calábria, no ponto mais a Sul da Itália. Ele pastoreia cabras sob o mesmo céu que outros habitantes abandonaram há já muito tempo. Está doente e acredita ter encontrado o remédio milagroso na poeira que apanha no chão da igreja, o qual bebe dissolvido em água todos os dias.

Com: Bruno Timpano; Giuseppe Fuda; Nazareno Timpano
Realização: Michelangelo Frammartino


5ª feira, 22h00
TERRA FIRME (“Terraferma”)


Filippo (Filippo Pucillo) tem 20 anos e nunca saiu de Lampedusa, a pequena ilha onde nasceu. O pai desapareceu há dois anos, deixando viúva sua mãe Giulietta (Donatella Finocchiaro). O avô ensinou-o a respeitar o mar de forma a sobreviver através da pesca e a viver apenas daquilo que a Natureza lhe podia dar. Giulietta, porém, quer que o filho tenha uma vida diferente e seja poupado ao destino daquela gente. Por isso, com o subsídio estatal para abater barcos velhos, almeja reconstruir a sua vida no continente, em terra firme. Mas Filippo não quer destruir o barco do pai e tenta convencê-la a usá-lo para passear turistas durante a época balnear. Certo dia, durante uma expedição de pesca, Filippo e o avô deparam-se com um barco de um grupo de imigrantes africanos. Entre estes encontra-se Sara (Timnit T.), uma mulher em fim de gravidez com um filho pequeno, que levam para casa, aos cuidados de Giulietta. E é assim que, sem o saberem, os três se tornam cúmplices de um novo crime: "ajudar e instigar a imigração ilegal".

Com: Filippo Pucillo, Donatella Finocchiaro, Timnit T.
Realização: Emanuele Crialese


6ª feira, 22h00
A ALDEIA DE CARTÃO (“Il Villaggio di Cartone”)


Uma igreja. Um pároco. Uma empresa de mudanças. A igreja já não é utilizada, sendo esvaziada de todas as decorações sacras, incluindo o grande crucifixo sobre o altar. Restam apenas os bancos num espaço vazio. O velho padre parece não conseguir resignar-se a este destino e o sacristão apercebe-se disso. Mas, em pouco tempo, um grande grupo de clandestinos à procura de refúgio entra na igreja e, com os bancos e com cartões, instala aí uma pequena aldeia. O sacerdote vê a sua igreja ganhar de novo vida mas, de fora, os homens da Lei tornam-se ameaçadores.

Com: Michael Lonsdale, Rutger Hauer, Massimo De Francovich
Realização: Ermanno Olmi