"Na sequência das notícias vindas a público durante o dia de hoje [19 de agosto], confirmo que a SIC me interpelou ao pagamento de uma indemnização por lucros cessantes no valor de cerca de 20 milhões de euros", confirmou Cristina Ferreira.

Na edição desta sexta-feira, dia 4 de setembro, o Correio da Manhã avança Cristina Ferreira não pagou o valor exigido e que a SIC deverá avançar para tribunal ainda durante o mês de setembro. O prazo para a apresentadora efectuar o pagamento terminou na quarta-feira, lembra o jornal.

Em comunicado enviado às redações a 19 de agosto, a apresentadora frisou que a "quantia não tem qualquer fundamento": "Sobre esta matéria gostaria apenas de esclarecer que a referida quantia não tem qualquer fundamento ou base contratual, pelo que refuto em absoluto a pretensão daquela entidade, estando disposta a assegurar e defender os meus interesses até às últimas instâncias".

"Por fim, não posso deixar de registar a minha surpresa pela posição agora assumida por uma estação que tem assente a sua comunicação numa estratégia de funcionamento em equipa e liderança de audiências, nunca assente numa só pessoa", rematou.

O REGRESSO À "CASA MÃE"

A 17 de julho, em comunicado, a SIC reagiu ao regresso da profissional à TVI.  "Cristina Ferreira decidiu cessar unilateralmente a sua ligação à SIC, colocando termo ao contrato que a vinculava até 30 de novembro de 2022. A SIC lamenta a decisão abrupta e surpreendente, mas apesar da desilusão, quer agradecer o trabalho de Cristina Ferreira desenvolvido ao longo deste curto mas intenso período, no seio de uma equipa vencedora, que continuará a empenhar o seu talento e profissionalismo para merecer a confiança do público", frisou o canal.

Cristina Ferreira irá arrancar com os seus novos projetos na TVI em setembro. "Trata-se de um regresso à casa mãe, com funções distintas e um projeto ambicioso ao qual era impossível dizer que não. É uma escolha conduzida pelo afecto com a firme vontade de contribuir para recolocar a TVI no coração de todos os portugueses", sublinhou a apresentadora.

Em comunicado, a Media Capital frisou que é com "grande satisfação que dá conhecimento público que a TVI acaba de acordar com Cristina Ferreira a sua contratação como Diretora de Entretenimento e de Ficção".

"Este regresso à sua casa de sempre enche-nos de satisfação. Cristina Ferreira é querida dos portugueses e esta contratação reforça a estratégia do Grupo Media Capital de estar mais próximo das suas audiências, enriquecendo as áreas de Entretenimento e de Ficção do Canal", afirmou Manuel Alves Monteiro, Administrador Delegado do Grupo Media Capital.

"Sabemos que a Cristina Ferreira manifestou já junto da Prisa a intenção de adquirir uma participação no capital social da empresa; a concretizar-se, esse facto reforçará a ligação de Cristina ao Grupo e dará um significado ainda mais profundo a este regresso à TVI", acrescentou.

Em comunicado, a apresentadora sublinhou ainda que que foi "muito bem acolhida" na SIC e agradece todo o apoio. "Neste momento de saída, não posso deixar de agradecer à SIC, à sua Administração, a oportunidade que me foi concedida e a possibilidade de trabalhar com profissionais de exceção. O meu muito obrigada a todos. A SIC é uma estação de televisão de referência, onde fui muito bem acolhida e para a qual formulo votos de maior sucesso profissional para o futuro", sublinhou Cristina Ferreira na nota enviada ao SAPO Mag, em julho.

Em 2018, a mudança de Cristina Ferreira para a SIC foi uma das maiores transferências de sempre do mercado televisivo português.

Cristina Ferreira arrancou o seu novo programa na SIC no dia 7 de janeiro de 2019 e é líder das manhãs, batendo o "Você na TV", talk show apresentado por Manuel Luís Goucha. Com a mudança da apresentadora, a estação de Paço de Arcos reconquistou os espectadores, voltando à liderança.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.