É a notícia do ano no mundo televisivo: Cristina Ferreira vai regressar à TVI para ser diretora de entretenimento e ficção, tendo já "manifestado a sua intenção de compra de participação na Media Capital, com o intuito de vir a tornar-se também accionista do canal televisivo", confirmou a Notable, agência que representa Cristina Ferreira, e a Media Capital em comunicado enviado ao SAPO Mag.

"Trata-se de um regresso à casa mãe, com funções distintas e um projeto ambicioso ao qual era impossível dizer que não. É uma escolha conduzida pelo afecto com a firme vontade de contribuir para recolocar a TVI no coração de todos os portugueses", frisou a apresentadora.

Mas o regresso de Cristina Ferreira à TVI é um das transferências mais marcantes. Mas, nos últimos 20 anos, Manuel Luís Goucha, Fátima Lopes, Júlia Pinheiro e João Baião também protagonizaram outras grandes mexidas no panorama audiovisual em Portugal.

Cláudio Ramos e a ida para a TVI

20 anos depois da estreia,

Em fevereiro,TVI revelou que  Cláudio Ramos seria o novo apresentador de "Big Brother 2020". "Não podia estar mais entusiasmado com a ideia de participar ativamente na mudança da TVI”, explicou o apresentador comunicado.

"O desafio do Nuno Santos é extraordinário. Mudar faz parte do crescimento de qualquer profissional que ambiciona fazer mais, melhor e surpreender o público com criatividade, entrega e absoluta dedicação. Sei que o 'Big Brother', reality show que adoro e que não deixa ninguém indiferente, é o princípio da viagem. Venho para somar", frisou.

João Baião: da RTP1 para a SIC

Antes do anúncio da saída de Cristina Ferreira da TVI, última grande mudança tinha acontecido há quatro anos. No início do verão de 2014, para surpresa de muitos, João Baião deixou a RTP1 e rumou para a SIC, casa onde ganhou popularidade na década de 1990 ao apresentar "Big Show SIC".

Depois de deixar a SIC em 2000, o apresentador foi para a RTP em 2007 e esteve ao leme de programas como “Portugal no Coração”, “Praça da Alegria” e “Verão Total”. Em 2014, voltou a Carnaxide para apresentar  “Sabadabadão” e “Juntos à Tarde”.

O regresso de Júlia Pinheiro

Três anos antes, em 2011, a SIC já tinha "roubado" à sua rival um dos seus trunfos, Júlia Pinheiro, que voltou à casa que a viu nascer e de onde tinha saído há nove anos - a apresentadora foi uma das caras da SIC durante os anos 1990 e esteve à frente de programas como “A Noite da Má Língua” ou “SIC 10 Horas”.

Júlia Pinheiro sobre

Júlia Pinheiro esteve na TVI entre 2002 e 2011, e apresentou o programa das tardes do canal de Queluz. A chegada a Carnaxide foi acompanhada por uma mega-operação de recepção e ocupou a programação de toda a manhã do canal. Será que o mesmo se irá repetir com Cristina Ferreira?

16 anos depois, Fátima Lopes disse adeus à SIC

Depois de perder Júlia Pinheiro, a TVI decidiu ir ao mercado para reforçar as tardes. Em julho de 2010, Fátima Lopes decide deixar a SIC e mudar-se para o canal da Media Capital, onde apresenta atualmente o programa "A Tarde É Sua".

Fátima Lopes

Antes de chegar à TVI, Fátima Lopes esteve 16 anos na SIC e apresentou programas como  “Perdoa-me”,  “All You Need Is Love”, "Fátima Lopes" e “SIC 10 Horas”.

A ida de Goucha para a TVI

Uma das grandes mudanças a nível televisivo aconteceu no início do século, em 2002. A notícia "Manuel Luís Goucha sai da RTP" fez capa das principais revistas e jornais e apanhou os espectadores de surpresa. Quando tomou a decisão, o apresentadora era há sete anos a cara do do programa “Praça da Alegria”.

Amor ou ódio? TVI lança nova aplicação de

Mas a estreia na TVI não foi um sucesso imediato. A solo, Manuel Luís Goucha apresentou "Olá Portugal" e só em 2004, dois anos depois, chegou o "Você na TV". Ao lado de Cristina Ferreira, o apresentador conquistou os espectadores e tem liderado audiências nos últimos anos.

As mudanças de Cristina Ferreira

Cristina Ferreira continua a conquistar os espectadores nas noites de domingo

Cristina Ferreira mudou-se para a SIC no início de 2019. Nos últimos anos, o programa da apresentadora liderou audiências, batendo o "Você na TV", da TVI.

Depois de quase dois anos na SIC, a apresentadora decidiu regressar à "casa mãe". Em comunicado, a agência Notable sublinha que "Cristina mostrará novas facetas da sua atividade profissional, para além da conhecida enquanto apresentadora". O regresso à "casa de origem" acontece dois anos depois da sua ida para a SIC, "prevendo-se o início de funções a 1 de setembro de 2020".

Em comunicado, a Media Capital frisa que é com "grande satisfação que dá conhecimento público que a TVI acaba de acordar com Cristina Ferreira a sua contratação como Diretora de Entretenimento e de Ficção".

"Este regresso à sua casa de sempre enche-nos de satisfação. Cristina Ferreira é querida dos portugueses e esta contratação reforça a estratégia do Grupo Media Capital de estar mais próximo das suas audiências, enriquecendo as áreas de Entretenimento e de Ficção do Canal", afirmou Manuel Alves Monteiro, Administrador Delegado do Grupo Media Capital.