Depois de uma entrevista a Manuel Luís Goucha, no "Você na TV", do telefonema para Cristina Ferreira, na estreia do seu programa na SIC, e do vídeo gravado para o programa "Agora Nós", da RTP1, Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem especial para Ruy de Carvalho, que foi exibida na CMTV esta segunda-feira, dia 4 de março.

O vídeo do Presidente da República, gravada no Palácio de Belém, foi exibido durante a entrevista ao ator no programa das manhãs da CMTV, apresentado por Maya e Nuno Eiró. A surpresa de Marcelo deixou Ruy de Carvalho emocionado.

Veja aqui o vídeo.

O ator celebrou na passada sexta-feira, 92 anos. Na mensagem, o Presidente da República envia  um "grande abraço" ao ator.  "É um grande debate saber-se se há qualquer coisa que identifica o ser-se português. Mas a haver — e muitos acreditam que há — Ruy de Carvalho sabe o que é. Por isso, neste dia em que já nem sei quantos anos são — se são 29, se são 39, se são 49, se são 59, 69, 79 ou 89… não interessa, se são 129 —, um grande abraço, assim do tamanho de Portugal", disse o Presidente.

"O que é que é possível dizer de Ruy Carvalho que não tenha já sido dito, mas dito por milhares e milhares de portugueses, ao longo de anos e anos, e décadas e décadas? (...) Não há nada. Tudo o que se possa dizer está dito: que ele é dos melhores entre os melhores, que ele representa a alma nacional, que ele está sempre presente junto de nós, que ele soube - e sabe - recriar-se todos os dias”, acrescenta.

Para Marcelo, o ator "é capaz de coisas espantosas" e que "nos surpreende na sua juventude extrema e que por isso nunca envelhece". "O que nos traumatiza imenso, nós que envelhecemos, que não somos capazes de transmitir a vida que ele transmite. E transmite nos palcos, e transmite na TV, e transmite na forma como a sua existência é o retrato de todos nós", frisou.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.