A 73.ª cerimónia dos Emmys Awards está marcada para a madrugada de domingo para segunda-feira, de 19 para 20 de setembro. Este ano, as estrelas do pequeno ecrã vão reencontrar-se ao 'vivo e a cores', apesar das limitações.

Para tentar trazer de volta todo o brilho, a organização decidiu realizar a cerimónia numa tenda gigante (como a usada nos últimos anos nos Governors Balls) no espaço LA Live, perto do Microsoft Theatre de Los Angeles. Segundo a Variety, a gala vai contar com a presença de aproximadamente 500 convidados, que irão estar agrupados por mesas. O uso de máscara deverá ser obrigatório em alguns momentos.

A cerimónia, que em Portugal, poderá ser vista a partir das 00h45 na SIC Caras, será conduzida por Cedric the Entertainer. Com muita experiência no género (Critics’ Choice Television Awards, NAACP Image Awards, Soul Train Awards, TV Land Awards), o comediante é a estrela da série de comédia "The Neighborhood", da CBS, o canal que este ano transmite o evento.

Quem vai ficar com a coroa? 

"The Crown" e "The Mandalorian" seguem na frente da corrida da 73.ª edição dos Emmys com 24 nomeações cada. "WandaVision" (23), "The Handmaid's Tale" (21), "Saturday Night Live" (21), "Ted Lasso" (20), "Lovecraft Country" (18), "Gambito de Dama" (18) e "Mare of Easttown" (16) também estão entre as favoritas dos prémios televisivos.

A HBO/ HBO Max lidera a corrida, com um total de 130 nomeações. A Netflix ocupa o segundo lugar, com 129, seguida pelo Disney+ (71) e pela NBC (46).

Em comunicado, a academia lembra que "Bridgerton", "Lovecraft Country" e "The Boys" estão pela primeira vez na corrida ao galardão de Melhor Série Dramática. "Pose", "The Crown", "The Mandalorian", "This Is Us e "The Handmaid's Tale" também estão nomeadas na categoria.

Segundo a Television Academy, 75% dos nomeados para Melhor Série de Comédia são novos na categoria, incluindo "Cobra Kai", "Emily em Paris", "Hacks", "Pen15", "Ted Lasso" e "The Flight Attendant". "black-ish" e "The Kominsky Method" estão novamente na corrida ao prémio.

Os atores Jonathan Majors ("Lovecraft Country"), Josh O'Connor ("The Crown") e Regé-Jean Page ("Bridgerton") receberam as suas primeiras nomeações dos Emmy para Melhor Ator em Série Dramática, juntando-se a anteriores vencedores desta categoria: Sterling K. Brown ("This is Us"), Billy Porter ("Pose") e Matthew Rhys ("Perry Mason").

Emma Corrin ("The Crown"), Elisabeth Moss ("The Handmaid's Tale"), Uzo Aduba ("In Treatment"), Jurnee Smollet ("Lovecraft Country") e Mj Rodriguez ("Pose") são as candidatas a Melhor Atriz em Série Dramática.

Noutras categorias de representação, destacam-se as nomeações de Kate Winslet ("Mare Of Easttown"), Cynthia Erivo ("Genius: Aretha) e Elizabeth Olsen ("WandaVision"), em Melhor Atriz em Minissérie Dramática, e Kaley Cuoco ("The Flight Attendant"), Jean Smart ("Hacks"), Tracee Ellis Ross ("black-ish"), Allison Janney (Mom") e Aidy Bryant ("Saturday Night Live"), na área de comédia.

Jason Sudeikis (Ted Lasso") recebeu a sua primeira nomeação como Ator numa Série de Comédia, enquanto o anterior vencedor Kenan Thompson, já distinguido com um Emmy pelo trabalho em "Saturday Night Live", foi agora nomeado pelo programa em nome próprio, "Kenan". Anthony Anderson ("black-ish"), seis vezes nomeado nesta categoria, Michael Douglas ("O Método Kominsky") e William H. Macy ("Shamless") são os outros nomeados em comédia.

WandaVision

"Last Week Tonight", de John Oliver, com mais de 20 Emmys conquistados em oito temporadas, permanece entre os candidatos a Melhor Programa de Comédia, com sete nomeações.

"Friends: The Reunion", que no final de maio reuniu o elenco da sitcom estreada nos anos de 1990, consegue quatro nomeações, na área de Melhor Programa Especial.

Segundo o Deadline, apenas entraram na corrida produções com episódios estreados entre 1 de junho de 2020 e 31 de maio de 2021.

Netflix quer fazer história nos Emmys com "The Crown"

The Crown

A Netflix parece muito perto de concretizar o sonho de vencer o maior prémio da televisão: no próximo domingo, dia 19 de setembro, "The Crown" é a favorita de muitos para vencer na categoria série dramática dos Emmys, mas terá de superar outra produção adorada pelo público, "The Mandalorian".

Apesar de ter revolucionado o mundo da televisão desde o seu lançamento em 2007, a Netflix, líder do streaming, nunca venceu um Emmy nas categorias de melhor Drama, Comédia ou Minissérie.

"Com 'The Crown' parece que finalmente chegou a hora. Será a primeira grande vitória de uma série para a Netflix", declarou à AFP Clayton Davis, editor de prémios da revista Variety.

Além do drama da família real britânica, que na sua quarta temporada retrata o difícil casamento da princesa Diana e do príncipe Carlos, a gigante do streaming também tem grandes hipóteses de vencer com "Gambito de Dama". Com Anya Taylor-Joy no papel de uma jovem prodígio do xadrez que enfrenta várias dificuldades, a produção provocou o aumento nas vendas de tabuleiros de xadrez no mundo e é considerada a favorita para levar o prémio de melhor minissérie.

Se triunfar com outras produções nomeadas, como a série de época "Bridgerton" e o documentário "David Attenborough: A Life on our Planet", além de outros 34 prémios Emmy que já arrecadou em categorias técnicas anunciadas antes da cerimónia, a Netflix pode bater um recorde.

"O que estamos a ver é a Netflix finalmente a conseguir. Eles sempre se saíram bem com as nomeações, mas nunca nas categorias principais", afirmou o colunista do Deadline Pete Hammond. "Isto é um ponto de mudança para eles", disse à AFP.

Se alguém pode estragar a festa é a Disney+, que com apenas dois anos no mundo do streaming trouxe para a disputa personagens adoradas dos universos de "Star Wars" e dos filmes da Marvel.

Baby Yoda e companheiros ajudaram "The Mandalorian" a igualar o número de nomeações de "The Crown".

Veja o anúncio dos nomeados:

LISTA DE NOMEADOS DAS PRINCIPAIS CATEGORIAS:

(veja aqui a lista completa de nomeados)

Melhor Série Dramática:

The Boys
Bridgerton
The Crown
The Mandalorian
Lovecraft Country
Pose
The Handmaid's Tale
This Is Us

Melhor Série de Comédia:

Black-ish
Cobra Kai
Pen15
Emily em Paris
Hacks
Ted Lasso
The Flight Attendant
O Método Kominsky

Melhor Minissérie:

Mare of Easttown
I May Destroy You
WandaVision
Gambito de Dama
The Underground Railroad

Melhor Ator numa Série de Comédia:

Jason Sudeikis, "Ted Lasso"
Anthony Anderson, "Black-ish"
Michael Douglas, "O Método Kominsky"
William H. Macy, "No Limite" ("Shameless")
Kenan Thompson, "Kenan"

Melhor Atriz numa Série de Comédia:

Aidy Bryant, "Shrill"
Jean Smart, "Hacks"
Allison Janney, "Mom"
Kaley Cuoco, "The Flight Attendant"
Tracee Ellis Ross, "Black-ish"

Melhor Ator numa Série Dramática:

Regé-Jean Page, "Bridgerton"
Sterling K. Brown, "This Is Us"
Billy Porter, "Pose"
Jonathan Majors, "Lovecraft Country"
Matthew Rhys, "Perry Mason"
Josh O'Connor, "The Crown"

Melhor Atriz numa Série Dramática:

Emma Corrin, "The Crown"
Olivia Colman, "The Crown"
Uzo Aduba, "Terapia"
Elisabeth Moss, "The Handmaid's Tale"
Jurnee Smollett, "Lovecraft Country"
Mj Rodriguez, "Pose"

Melhor Ator numa Minissérie ou Telefilme:

Paul Bettany, "WandaVision"
Hugh Grant, "The Undoing"
Ewan McGregor, "Halston"
Lin-Manuel Miranda, "Hamilton"
Leslie Odom Jr., "Hamilton"

Melhor Atriz numa Minissérie ou Telefilme:

Kate Winslet, "Mare of Easttown"
Michaela Coel, "I May Destroy You"
Anya Taylor-Joy, "Gambito de Dama"
Elizabeth Olsen, "WandaVision"
Cynthia Erivo, "Genius: Aretha"

Melhor Série Documental

Allen v. Farrow
American Masters
City So Real
Faz de Conta que Nova-Iorque é uma Cidade
Os Segredos das Baleias

Melhor Telefilme

Dolly Parton's Christmas on the Square
Oslo
Robin Roberts Presents: Mahalia
Sylvie's Love
Uncle Frank

Melhor talk show de variedades:

Conan
The Late Show with Stephen Colbert
The Daily Show with Trevor Noah
Jimmy Kimmel Live
Last Week Tonight with John Oliver

Melhor programa de competição:

The Amazing Race
Nailed It!
RuPaul’s Drag Race
Top Chef
The Voice

No ano passado, "Watchmen" partiu na frente da corrida, com 26 nomeações, e foi a grande vencedora da noite, conquistando 11 Emmys. A produção da HBO arrecadou alguns dos principais prémios, incluindo o de Melhor Minissérie - "Little Fires Everywhere", "Mrs. America", "Unbelievable" e "Unorthodox" também estavam nomeadas na categoria. A protagonista, Regina King, venceu o galardão de Melhor Atriz numa Minissérie.

"Schitt's Creek" também foi uma das grandes surpresas da edição de 2020 dos Emmys, sendo a segunda produção mais premiada, com nove galardões, incluindo o de Melhor Série de Comédia - "Curb Your Enthusiasm", "Dead to Me", "Insecure", "The Good Place", "The Kominsky Method", "The Marvelous Mrs. Maisel" e "What We Do in the Shadows" também estavam nomeadas, mas a sitcom canadiana acabou por ser a grande vencedora da noite.

Com sete prémios, "Succession" também foi umas das produções vencedoras do ano passado. A aposta da HBO, que estava nomeada em 18 categorias, conquistou o principal troféu da noite, o de Melhor Série Dramática, vencendo "Better Call Saul", "The Crown", "The Handmaid's Tale", "Killing Eve", "The Mandalorian", "Ozark" e "Stranger Things".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.