Até ao dia 25 de novembro, o Crime+Investigation, canal que chegou a Portugal no dia 16 de novembro, apresenta uma programação especial sobre cultos e seitas com emissões simultâneas a nível global.  "Crenças Extremas" ("Cults & Extreme Belief") vai para o ar todas as noites e é conduzido pela jornalista Elizabeth Vargas, que conversou com o SAPO Mag.

Na série, Elizabeth Vargas, que fez parte de programa como "Good Morning America" ou o "World News Tonight", conversa com antigos membros de organizações controversas e procura descobrir de que forma estas seitas usam a sua influência para criar sistemas de crença tão poderosos. "Procuramos grupos de culto ou grupos extremistas, que foram identificados como perigosos pelas autoridades, e conversamos com cada um deles", conta.

Veja o trailer da série:

"Algumas das pessoas juntaram-se aos grupos de culto, outras nasceram no seio desses grupos de culto... alguns tentam sair e é muito complicado, é um processo dramático. E contamos a história do que acontece quando ficam fora do grupo", revela a jornalista.

Ao SAPO Mag, Elizabeth Vargas explica que o primeiro passo para partir à descoberta dos grupos foi encontrar alguém que tenha saído e que estivesse disposto a contar a sua história em primeira mão. Depois de "selecionados" os entrevistados, seguia-se uma investigação para verificar a veracidade da história.

"Alguns grupos são muito fechados, mas há outros mais abertos e que até têm vídeos no Youtube", acrescenta.

Para a jornalista, a melhor parte de trabalhar numa série documental é oportunidade de investigar e de descobrir histórias para serem contadas ao mundo. "O que me surpreendeu mais durante a produção da série foi o nível de abuso que cada sobrevivente passou...  abusos físicos, abusos sexuais ou abusos psicológicos. É algo muito profundo. Continuam a ter pânico e vai continuar", revela."