“Podemos confirmar que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) já aprovou, quer a acumulação, pelo Paulo Dentinho, da direção de informação da RTP, e da direção da RTP3, e também o facto de André Macedo vir a assumir o cargo de diretor adjunto de informação”, segundo fonte oficial da RTP.

De acordo com a mesma fonte, o parecer da ERC, que é vinculativo, “é positivo para as duas situações”, permitindo assim à RTP, “a partir de agora, avançar com a reestruturação da área de informação”, acrescentou a mesma fonte.

Esta posição surge horas depois de o conselho de redação da RTP ter rejeitado a nomeação do jornalista André Macedo para o cargo de diretor adjunto de informação, segundo um comunicado hoje divulgado.

O órgão, cujo parecer não é vinculativo, considera que, no momento atual, a prioridade da empresa deve passar pela contratação de jornalistas para “as tarefas quotidianas da redação, em detrimento de jornalistas diretores”, considerando a “evidente carência de recursos humanos”.

O conselho de redação aponta igualmente os constrangimentos financeiros da empresa para sustentar este ‘chumbo’ e argumenta que “a reiterada política de baixos vencimentos praticada na redação torna inexplicável a assunção de mais um elevado encargo salarial, para além de acentuar os sentimentos de injustiça, frustração e mal-estar”.

Um terceiro argumento apontado pelos trabalhadores da RTP para esta tomada de posição assenta na “inusitada dimensão da Direção de Informação, excessiva quando comparada com as congéneres, que não permite compreender as justificações de mais uma contratação para um cargo de estrutura”.

Aquele órgão da estação pública decidiu, segundo a mesma nota, “emitir um parecer positivo quanto à nomeação do Diretor de Informação Paulo Dentinho para a Direção da RTP3, em regime de acumulação”.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.