"#SÓQNÃO" é a nova série digital da RTP. Os dez episódios da primeira temporada estrearam esta segunda-feira, dia 3 de junho, no Youtube e na RTP Play, e conta com testemunhos de 10 convidados.

Segundo o canal, "#SÓQNÃO" é um palco para todos os que são avaliados "tendo por base pré-conceitos, sejam eles raciais, religiosos, físicos, profissionais, médicos, morais ou espirituais". "Cada protagonista pôr-nos-á cara-a-cara com os preconceitos que tem de ultrapassar todos os dias, com mais emoção ou mais boa disposição", explica a RTP.

"'#SÓQNÃO' destina-se a quebrar alguns preconceitos usando para isso a voz e a imagem de quem os sente na pele ou de quem os carrega sem peso. O foco está nos protagonistas, que nos contam sobre o preconceito que os rodeia e os atinge. Mas que não os bloqueia e que não os identifica", frisa o canal.

"Isaac : Trans e o homem 'não-verdadeiro'", "Mariana : Poliamor não é amor", "João : Gay e sempre histriónico", "Daniela : As lésbicas não podem ser mães", "Estela : Os imigrantes são perigosos" e "Joana : Gorda e preguiçosa" são alguns dos episódios da primeira temporada da série.

A primeira temporada conta com dez protagonistas "que dão a cara para representar um preconceito". "Eles não são vítimas, são representantes. Não são a voz geral daquele preconceito, são a sua própria voz. São exemplo sem serem regra. Alguns podem confirmar preconceitos em relação a si próprios e outros podem negá-los", acrescenta a RTP.

O projeto online da RTP é da autoria de Joana Martins. "Aqui vamos ser esquisitos, exagerados, ridículos, frágeis e desajustados. Só que não", frisa a criadora.

Veja aqui os episódios.