
Cristina Ferreira estreou-se esta segunda-feira, dia 7 de janeiro na SIC. À mesma hora, "Você na TV", com Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes, tentou conquistar os espectadores com um arranque antecipado na emissão das "Manhãs da Comercial".
No primeiro duelo entre a antiga dupla, a apresentadora foi a grande vencedora. Segundo a SIC, o talk show conquistou 40,1% de share e 6,7% de audiência média, o que corresponde a cerca de 653 mil e 200 espectadores.
A ida da apresentadora para a TVI é a primeira grande transferência dos últimos anos, mas não é caso único. Manuel Luís Goucha, Fátima Lopes, Júlia Pinheiro e João Baião também protagonizaram outras grandes mexidas no panorama audiovisual em Portugal.
João Baião: da RTP1 para a SIC
Antes do anúncio da saída de Cristina Ferreira da TVI, última grande mudança tinha acontecido há quatro anos. No início do verão de 2014, para surpresa de muitos, João Baião deixou a RTP1 e rumou para a SIC, casa onde ganhou popularidade na década de 1990 ao apresentar "Big Show SIC".

Depois de deixar a SIC em 2000, o apresentador foi para a RTP em 2007 e esteve ao leme de programas como “Portugal no Coração”, “Praça da Alegria” e “Verão Total”. Em 2014, voltou a Carnaxide para apresentar “Sabadabadão” e “Juntos à Tarde”.
O regresso de Júlia Pinheiro
Três anos antes, em 2011, a SIC já tinha "roubado" à sua rival um dos seus trunfos, Júlia Pinheiro, que voltou à casa que a viu nascer e de onde tinha saído há nove anos - a apresentadora foi uma das caras da SIC durante os anos 1990 e esteve à frente de programas como “A Noite da Má Língua” ou “SIC 10 Horas”.

Júlia Pinheiro esteve na TVI entre 2002 e 2011, e apresentou o programa das tardes do canal de Queluz. A chegada a Carnaxide foi acompanhada por uma mega-operação de recepção e ocupou a programação de toda a manhã do canal. Será que o mesmo se irá repetir com Cristina Ferreira?
16 anos depois, Fátima Lopes disse adeus à SIC
Depois de perder Júlia Pinheiro, a TVI decidiu ir ao mercado para reforçar as tardes. Em julho de 2010, Fátima Lopes decide deixar a SIC e mudar-se para o canal da Media Capital, onde apresenta atualmente o programa "A Tarde É Sua".

Antes de chegar à TVI, Fátima Lopes esteve 16 anos na SIC e apresentou programas como “Perdoa-me”, “All You Need Is Love”, "Fátima Lopes" e “SIC 10 Horas”.
A ida de Goucha para a TVI
Uma das grandes mudanças a nível televisivo aconteceu no início do século, em 2002. A notícia "Manuel Luís Goucha sai da RTP" fez capa das principais revistas e jornais e apanhou os espectadores de surpresa. Quando tomou a decisão, o apresentadora era há sete anos a cara do do programa “Praça da Alegria”.

Mas a estreia na TVI não foi um sucesso imediato. A solo, Manuel Luís Goucha apresentou "Olá Portugal" e só em 2004, dois anos depois, chegou o "Você na TV". Ao lado de Cristina Ferreira, o apresentador conquistou os espectadores e tem liderado audiências nos últimos anos.
A mudança de Cristina Ferreira
A TVI anunciou em agosto que o canal da Media Capital e a apresentadora Cristina Ferreira acordaram em não renovar o contrato. Em comunicado, a TVI informou que a estação de Queluz e Cristina Ferreira acordaram "em não renovar o contrato de prestação de serviços da apresentadora que está em vigor até 30 de novembro de 2018".

Segundo o Correio da Manhã, a apresentadora vai receber um salário de 80 mil euros por mês, o que equivale a perto de um milhão de euros por ano. Na TVI, Cristina Ferreira recebia cerca de 60 mil euros.
"Em termos de perfil, o 'Programa da Cristina' liderou em termos absolutos em ambos os géneros, em todas as classes sociais, nos indivíduos dos 15 aos 64 anos e em todas as regiões, liderando também no universo dos canais generalistas nos mais novos entre os 4 e os 14 anos, recolhendo assim a preferência absoluta de todos os portugueses", avança a estação de Carnaxide.
Antes da saída de Cristina Ferreira da TVI, o programa "Você na TV" era líder de audiências nas manhãs.
Esta segunda-feira, dia 7, Luís Filipe Vieira, presidente do SL Benfica, foi o principal convidado de Cristina Ferreira. Já Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes receberam Roberto Leal.
Comentários