A HBO vai exibir no próximo dia 6 de fevereiro, em estreia mundial, o documentário dedicado ao fotojornalista americano James Foley, decapitado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em agosto de 2014.

O filme está nomeado na categoria de Melhor Documentário Americano no festival de cinema independente de Sundance, que irá decorrer entre 21 e 31 de janeiro em Utah, oeste dos Estados Unidos.

"Jim: The James Foley Story" foi dirigido por Brian Oakes, amigo de infância do jornalista, e produzido pela Kunhardt Films.

Segundo as testemunhas, James Foley foi sequestrado por homens armados na província de Idlib, no norte da Síria, a 22 de novembro de 2012, enquanto fazia reportagens sobre a guerra que arrasa o país desde março de 2011.

Com cinco anos de experiência em zonas de guerra, Foley trabalhava como freelancer para vários meios de comunicação, entre eles a AFP e a GlobalPost.

A 19 de agosto de 2014, o grupo Estado Islâmico reivindicou execução do jornalista e partilhou um vídeo onde se pode ver um homem encapuzado e vestido de preto a decapitar Foley.

O documentário relata a vida do jornalista através dos testemunhos dos seus familiares, amigos e colegas.