Henrique Garcia, pivot da TVI e da TVI24, apresentou esta terça-feira, 1 de maio, o seu último noticiário na estação de Queluz de Baixo. Em entrevista, o jornalista explicou que recebeu uma carta da administração do canal depois de completar 70 anos.

"Termina uma etapa e vai começar outra. E é assim que encaro todos os dias. Fui apanhado em excesso de idade pela administração da empresa e, portanto, agora trata-se de me pôr à janela como a Carochinha e ver quem quer casar com o velho que é rico e bonitinho", contou Henrique Garcia em entrevista a Manuel Luís Goucha no programa "Você na TV".

No talk show da TVI, o jornalista frisou ainda que não "vai entregar a caneta". "Continuarei a fazer o que sempre fiz, ser jornalista", sublinhou.

Ao site N-TV, o pivot explicou ainda que não "houve nenhum cuidado da administração". "Foi uma comunicação escrita. Isto não era uma inevitabilidade. Ainda estou na plena posse das minhas faculdades", frisou, acrescentando que esta "atitude da empresa" o fez "sentir descartável".

Esta terça-feira, 1 de maio, Henrique Garcia conduziu o "Jornal das 8", da TVI. "Este é um 'Jornal das 8' diferente. Quis a direção de informação da TVI que assim seja, dando-me a oportunidade de me despedir ao fim de 48 anos a trazer-lhe notícias. (...) Ao fim destes anos, saio na expectativa de o ter servido bem. Procurei o rigor, a isenção, dar-lhe conta que a verdade precisa do contraditório e que lhe compete a si ser o juiz. Se o consegui, a decisão é sua. O ponto final na minha carreira aqui cai- falta pouco mais de uma hora- quando as luzes se apagarem. A minha aventura de ser vai, no entanto, continuar como julgo que sou, como julga que sou. Como me entendo, como me entende. Ser o que sou. Eu. A todos obrigado", disse o jornalista no arranque da emissão.

Nas redes sociais, vários colegas deixaram mensagens ao jornalista. "O Henrique conduziu a sua vida com a maior perseverança e dignidade. Foi um orgulho ter sido teu companheiro, diretor e aprendiz. E foi com emoção que esta noite, quando estava a arrancar a '21ª Hora', tinha uma redação inteira atrás do vidro a tirar uma 'selfie' com o Henrique Garcia. Obrigado Henrique por mostrares quão valiosa é uma carreira, que só acaba quando tu decidires. Até já", escreveu José Alberto Carvalho.

"Foi bonita e merecida a homenagem ao meu querido amigo e colega Henrique Garcia. Até na despedida fizeste história! Nunca ninguém antes de ti teve um homenagem assim! E aconteceu porque marcaste com amor e rigor, a vida de muita gente que aprendeu contigo e bem esta nossa profissão! Deixaste a marca em várias gerações", escreveu Dina Aguiar, jornalista da RTP1.

"Hoje ficámos todos mais fortes, mais unidos, um coração só a bater por ti. Grande rastro o teu, aquele que herdamos", frisou Sérgio Figueiredo na sua conta no Facebook.