Revelar, num olhar sociológico, a realidade com que os imigrantes se deparam quando chegam ao nosso país é o que nos é mostrado em «Lisboetas», documentário do realizador Sérgio Tréfaut, vencedor de três prémios em festivais de cinema realizados em Portugal, Uruguai e Brasil, que será exibido no canal Odisseia este sábado, 25 de Junho, pelas 22h00.

Mais do que um filme sobre a estranheza e desconforto de ter que partir para longe da família e do país natal, este é um filme épico que retrata a diáspora de brasileiros, russos, ucranianos, chineses e africanos, entre tantos outros, que chegam a Lisboa à procura de melhor sorte.

Ao longo do século XX, Portugal foi uma terra de emigrantes. O país tinha tão pouco para oferecer que quase metade da população activa partia para trabalhar no estrangeiro, à procura de uma vida melhor. Na viragem para o terceiro milénio a situação inverteu-se...

Quase um milhão de imigrantes chegou a Portugal no espaço de uma década. Uma parte importante destes imigrantes concentra-se na área da grande Lisboa. Será que este fluxo novo de energia vai realmente mudar Lisboa e Portugal? Ou será que a diversidade dos recém-chegados se vai diluir pouco a pouco, quase sem deixar rasto, na indefinível indolência do país?

Em duas horas de documentário, o realizador Sérgio Tréfaut filma a Lisboa estrangeira, clandestina, que todos os dias recebe milhares de imigrantes de países pobres em busca de trabalho, e procura dar voz aos casos reais de quem mal fala português, de quem é enganado por empreiteiros e patrões, de quem passa horas nas filas do SEF e se vê desorientado e atulhado na burocracia que a legalização exige.

Sérgio Tréfaut, filho de pai português e de mãe francesa, nasceu no Brasil, em 1965. Entre os seus trabalhos como realizador contam-se os documentários «Outro País» (1999), «Fleurette» (2002), «Lisboetas» (2004-2005), «Cidade dos Mortos» (2009) e «Viagem a Portugal» (estreado no passado dia 16 de Junho nos cinemas portugueses).

PRÉMIOS:

• Festival Internacional de Cinema Independente, Indie Lisboa, 2004 - Melhor Filme Português

• Uruguay International Film Festival, 2007 - Melhor Documentário

• Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, Cineport, Brasil, 2007 - Melhor Direção e Melhor Montagem

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.