O terceiro e último jogo da fase de grupos da seleção portuguesa de futebol no Mundial 2022, que decorre no Qatar, em que Portugal perdeu por 1-2 frente à Coreia do Sul, foi transmitido pela SIC e contou "com um total de 3,2 milhões de pessoas a assistir, com uma audiência média de 1,8 milhões e 'share' de 60,3%", refere a análise da Universal McCann, agência de meios do grupo Mediabrands.

A emissão do jogo na Sport TV "registou um total de 2,218 mil telespectadores, com uma audiência média de 1,154 mil e 4,9% de 'share', ficando atrás do jogo Brasil x Sérvia, em termos de audiências", adianta a Universal McCann (UM), salientando que "este foi o jogo de Portugal que registou menor audiência até à data devido sobretudo ao horário (15:00) e ao facto de Portugal já estar qualificado para os oitavos de final".

A transmissão pela SIC "teve um grande impacto para o canal, uma vez que registou um 'share' de 22,8%, um aumento de 6,6 pontos percentuais face à média acumulada do mês de novembro".

O terceiro jogo da seleção portuguesa "registou uma audiência mais baixa quando comparado com os últimos jogos da fase de grupos de outros campeonatos, como o Euro 2020 e o Mundial de 2018", adianta a UM.

"Analisando o jogo minuto a minuto, verificou-se uma tendência de crescimento ao longo de toda a emissão" e "após o golo da Coreia do Sul as audiências ficaram inconstantes, mas as audiências na segunda parte foram sempre em crescendo até bem próximo do apito final", adianta.

O pico de audiências "foi registado durante os minutos de compensação", conclui.

O jogo com maior audiência foi o de Portugal - Uruguai, visto por mais de cinco milhões de pessoas, o segundo da seleção portuguesa.

A RTP1 emitiu este jogo que contou com um total de 5,3 milhões de pessoas a assistir, com uma audiência média de 3,6 milhões e 'share' de 66%. A emissão desta disputa na Sport TV registou um total de 296 mil telespectadores, com uma audiência média de 188 mil e 3,5% de 'share'.

Tal perfez "um total de 5,6 milhões telespectadores, uma média de 3,8 milhões de telespetadores e 69,5% de 'share', em termos acumulados", adiantou a UM, na semana passada.

De acordo com a Universal McCann, "o segundo jogo da seleção portuguesa registou a maior audiência quando comparado com os segundos jogos de outros campeonatos como o Euro 2020 e o Mundial de 2018".

No primeiro jogo, quase quatro milhões de pessoas assistiram à transmissão do encontro da seleção portuguesa com o Gana, transmitido pela TVI, em que a equipa das quinas venceu por 3-2.

A TVI emitiu o jogo de estreia que contou com um total de 3,9 milhões de pessoas a assistir, com uma audiência média de 2,3 milhões e 'share' de 64,5%.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.