A Netflix anunciou que perdeu 970 mil subscritores em todo o mundo no segundo trimestre de 2022, que incluiu o lançamento dos primeiros sete episódios da quarta temporada de "Stranger Things".

Apesar de ser uma queda e a segunda consecutiva em dez anos, falha a previsão catastrófica da própria empresa, que era de uma perda de dois milhões de subscritores.

A série "Stranger Things", reconheceu a liderança, evitou que os números ainda fossem piores.

Em abril, a reação do mercado foi rápida, com as ações da Netflix a caíram 23% em Wall Street logo após anunciar que falhara a previsão de incorporar 2,5 milhões de subscritores no primeiro trimestre e a surpreendente perda de 200 mil (número que incluía 700 mil da Rússia, após ter saído do país depois da invasão da Ucrânia), além da projeção de vir a perder mais dois milhões entre 1 de abril e 30 de junho.

Este ano, as ações da Netflix já perderam 70% do seu valor, eliminando muitos mil milhões de dólares de mercado e desencadeando uma onda de medo em Hollywood e despedimentos dentro da empresa.

Durante os três meses, em que as suas ações caíram e demitiu mais de 300 trabalhadores, a Netflix conseguiu conter, ainda assim, a quebra de subscritores aumentada pelo surgimento de concorrentes como a Disney e a Apple no ‘streaming’.

O desastre foi tal que os seus resultados eram aguardados com ansiedade na indústria do entretenimento, mas após a publicação do relatório as suas ações subiram mais de 10% na bolsa de Nova Iorque.

No seu relatório aos acionistas divulgado esta terça-feira, a plataforma informou que espera regressar aos ganhos no terceiro trimestre, projetando adicionar um milhão de novos subscritores entre 1 de julho e 30 de setembro.

“O nosso desafio e oportunidade é acelerar a nossa receita adicionar novos clientes, continuando a melhorar o nosso produto, conteúdo e marketing, como temos feito nos últimos 25 anos”, disse numa carta aos investidores.

No entanto, os dados refletem uma estagnação no modelo de negócios.

Embora as suas previsões digam que irá recuperar o milhão de utilizadores perdidos graças ao crescimento dos próximos semestres, estes estão longe dos quatro milhões que somou no mesmo período de 2021, admitiu.

Se a previsão for verdadeira, a Netflix enfrentaria o final do ano com exatamente o mesmo número de contas ativas do início de 2022.

Por outro lado, o seu volume de negócios total aumentou 8,6%, valor afetado pelas novas taxas de juro e pela variação do valor dólar, uma vez que, ignorando esta situação, a empresa coloca o aumento em 13%.

Os fundadores da empresa, Reed Hastings e Ted Sarandos, que recentemente lamentaram “não ver a sua desaceleração mais cedo”, agora prometem “ajustar a sua estrutura de custos” para se adequar à sua “taxa de crescimento atual”.

Além de demitir mais 300 funcionários, a empresa já assinou contrato com a Microsoft para introduzir publicidade no seu serviço, algo que vai começar a acontecer no início de 2023.

Em relação à outra medida, para cobrar um extra para partilhar uma conta entre diferentes famílias, a Netflix não avançou os seus planos além do programa piloto no Chile, Costa Rica e Peru.

Por territórios, a região da Ásia e Pacífico é a que mais encanta o gigante do ‘streaming’, que já iguala a América Latina em volume de negócios, ao agregar mais de milhão de clientes.

No entanto, os seus dois grandes mercados, Europa e América do Norte, concentram as perdas de subscritores, especialmente nos Estados Unidos e Canadá.

Apesar da estagnação, a Netflix endireitou a sua liderança no setor e gabou-se da sua capacidade de influenciar a cultura popular global com séries como “Stranger Things”, que chefiou as menções nas redes social.

Com 220 milhões de clientes, a Netflix é a plataforma de ‘streaming’ líder, embora seja difícil comparar.

A Amazon, por exemplo, reconhece apenas que 200 milhões de clientes reproduzem vídeos na sua plataforma de comércio eletrónico. E a Disney soma 205 milhões de assinantes entre as suas diferentes plataformas: Disney +, Hulu, Star e ESPN+. Já Apple reúne mais de 40 de utilizadores na Apple TV+.

Notícia atualizada às 8h16.