O telefilme, transmitido pela RTP em Outubro de 2010 para assinalar o Centenário da Implantação da República, concorre à «Ninfa de Ouro» para melhor minissérie europeia e a protagonista, Isabel Abreu, ao prémio de melhor atriz.

«A série realizada por Tiago Guedes e Frederico Serra destaca-se pela sua grande qualidade ficcional e a prová-lo está o facto de ter sido seleccionada por um júri internacional autónomo», sublinha a RTP que aguarda ansiosamente pelos resultados do Festival, que deverão ser conhecidos até final da semana.

«Noite Sangrenta» é uma co-produção da David & Golias e da RTP, que relata os acontecimentos que rodearam o assassinato de várias figuras políticas da revolução de 1910.

Entre eles estão os heróis da «revolução» Machado dos Santos e Carlos da Maia, que foram executados por um grupo de marinheiros e guardas-republicanos a 19 de Outubro de 1921.

A história centra-se na ação da viúva de Carlos da Maia, Berta da Maia (Isabel Abreu), que se recusa a aceitar a passividade dos tribunais em descobrir os mandantes do crime e inicia uma investigação por conta própria.

«Noite Sangrenta» conta com um elenco de luxo com nomes como Ricardo Aibeó, Gonçalo Waddington, Nuno Lopes, Miguel Guilherme e Diogo Infante.

Em Abril deste ano, «Noite Sangrenta» foi distinguida pela Sociedade Portuguesa de Autores com o prémio de Melhor Programa de Ficção de Televisão 2010.

O Festival de Televisão de Monte Carlo decorre de 6 a 11 de Junho.

Veja (ou reveja) algumas imagens desta série.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.