O conceito de responsabilidade social está associado ao reconhecimento de que as decisões das atividades corporativas têm impactos notáveis para a comunidade, representando um fator estratégico para a sustentabilidade dos negócios.

Até 25 de junho, todas as segundas-feiras pelas 22h00 (repetição no dia seguinte às 06h00 e 15h00), o Odisseia apresenta «Guia para Negócios Sustentáveis», uma série que dá a conhecer projetos empresariais em que o lucro não é o objetivo mais importante.

Com a chancela da BBC, esta surpreendente série tem como protagonista Alvin Hall, um corretor da bolsa veterano, com 25 anos de experiência em Wall Street, que viaja por todo o mundo para aconselhar empreendedores e empresários mais interessados em contribuir para a sociedade do que em ganhar muito dinheiro, procurando ajudá-los a tornar o seu trabalho social ainda mais eficaz.

A 4 de junho, pelas 22h00, Alvin viaja até à Índia para dar a conhecer uma fundação sem fins lucrativos que ajuda os agricultores a gerir a água, durante a época seca.

O episódio seguinte, para ver a 11 de junho, leva-nos até ao Japão onde assistiremos à forma como o nosso «guia» ajudará os pescadores a encontrar o equilíbrio entre as pescas e o consumo, de forma a não colocar em risco uma indústria que emprega milhões de pessoas em todo o mundo.

A 18 de junho, conheceremos a Friends International, uma instituição que proporciona educação e oportunidades de trabalho a centenas de crianças e jovens que vivem nas ruas da capital do Camboja, Phnom Penh. Alvin Hall ajuda-os a encontrar uma forma de ajudar ainda mais jovens a abandonar as ruas e a encontrar um lugar ativo na sociedade.

Por último, a 25 de junho, viajaremos até aos Estados Unidos para conhecer Kiva (da palavra swahili «acordo» ou «unidade»), uma organização que permite o empréstimo de pequenas quantidades, o microcrédito (geralmente múltiplos de 25 dólares americanos) através da Internet para pequenos negócios ou iniciativas no chamado Terceiro mundo.

Guiados por Alvin Hall, os espectadores ficarão a saber como funciona esta instituição não-lucrativa, com sede em São Francisco, que vive de doações e parcerias com grandes empresas como Youtube ou Google, sendo intermediária na concessão do microcrédito.