![Odisseia exibe seleção de documentários da BBC sobre a natureza](/assets/img/blank.png)
É já no próximo dia 4 de Maio que a Conexão Lusófona organiza a segunda edição do seu festival de música assinalando a abertura oficial da Semana Cultural da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa.
Desta vez, o nobre espaço do Pátio da Galé recebe o evento que pretende levar a uma nova dimensão o número de pessoas que despertam para o tema Lusofonia.
No espetáculo, novos talentos partilham o palco com nomes já consagrados que apadrinham a iniciativa: Bena Lobo, Bonga, Boss AC, Dino d'Santiago, Elisa Rodrigues, Filipe Mukenga, Gapa, Karyna Gomes, Kay Limak, Micas Cabral, NBC, Orlanda Guilande, Quinteto Luso-Baião e Selma Uamusse são os nomes do evento.
O SAPO não quer que percas este grande evento e tem 10 bilhetes duplos para oferecer!
Para te habilitares basta que nos digas qual o artista que gostarias de ver e porquê.
Participa nos comentários da página, depois envia-nos um e-mail com os teus dados (nome e telefone/telemóvel ) para:PASSATEMPOS@SAPO.AO
Se estás em Lisboa, ou vais estar no dia 4 de Maio não percas!
"O Melhor da BBC" é uma coleção de documentários íntimos, emocionais e envolventes, refere o canal, com imagens de alta-definição, fotografia e conteúdos informativos divertidos, que resultaram de vários anos de gravações. A aposta do Odisseia para o mês de dezembro será exibida de segunda a sexta-feira, às 17:00 e às 18:00.
Foram descobertos há apenas um século, mas já lutam pela sobrevivência nos bosques dos isolados vulcões que se estendem ao largo de três países: Ruanda, Uganda e República do Congo. Estamos a falar dos "Gorilas da Montanha", que o Odisseia revela numa série documental que dá a conhecer os benefícios desta espécie única.
Nos documentários "O Reino das Nuvens", "A Última Batalha do Rei do Dorso Prateado" e "Seguros nas Nossas Mãos", que o Odisseia exibe nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, às 17:00, o espectador ficará a conhecer as dedicadas equipas de veterinários, guardas florestais, investigadores e conservadores que trabalham em conjunto para consciencializar sobre o perigo em que vivem os gorilas da montanha.
Já no coração da América está guardado o mais precioso paraíso selvagem do planeta. O Odisseia revela as maravilhas de "Yellowstone" numa série documental da BBC e Animal Planet que desvenda, entre os dias 3, 4 e 5 de dezembro, pelas 18h00, os contrastes de um território enigmático.
O inverno "Yellowstone" é um mundo gelado e assustador. Por seu lado, o verão veste-se de cor e de alegria para presentear os seus admiradores com paisagens intocadas e deslumbrantes. "Este é o retrato de um mundo perdido decretado primeiro parque nacional do mundo", refere o Odisseia.
No dia 6 de dezembro, às 17:00, o canal por cabo exibe o documentário "Natureza do mundo: Lémures Contra a Extinção", um trabalho sobre uma das criaturas mais raras do mundo - o lémure sifaca sedoso -, do qual apenas restam uma centena de exemplares nas inacessíveis montanhas de Madagáscar.
Erik Patel e Sacha von Bismarck lideram o projeto para salvá-los e iniciam uma investigação que os conduz aos interesses económicos escondidos nesta área. "Por apenas uma árvore de palissandro é possível pagar mais de quinze mil euros e a sua madeira é utilizada para fabricar algumas das guitarras mais caras do mundo", detalha o Odisseia.
A maquinaria biológica dos predadores mais espetaculares do planeta é dada a conhecer dia 6 de dezembro, às 18:00, no documentário "O Predador Perfeito", que, ao longo de 60 minutos, coloca os espectadores na pele destes animais para entender como conseguem desenvolver as suas inatas habilidades para a caça.
Graças a uma mistura de imagens reais e geradas por computador, este documentário analisa as quatro fases da caça - a deteção da presa, a espreita, a perseguição e a execução -, estudando todos os grandes desafios enfrentados pelos animais e como são capazes de superá-los.
A bacia do rio Orinoco, na sua passagem pela Venezuela, é um lugar inquietante e o lar de uma das aves mais desconhecidas do mundo - a águia harpia que, com uma envergadura de dois metros e um peso de quase dez quilos, é capaz de arrancar macacos das copas das árvores.
"Natureza do Mundo: Águias Devoradoras de Macacos" é o documentário que o Odisseia exibe dia 7 de dezembro, às 17:00, e conta com a participação do cineasta Fergus Beeley, que teve o privilégio de seguir a vida de um filhote de harpias no ninho, desde a nascença até ao estado adulto.
As plantas são as forças evolutivas mais poderosas da Terra, representando um papel decisivo no triunfo dos insetos, dos mamíferos, das aves e, inclusive, do ser humano. "Plantas: Dominar o Planeta" é a série documental de três episódios que o Odisseia sugere nos dias 7, 14 e 21 de dezembro, sempre às 18:00. O documentário foi galardoado com o Prémio Ciências da Terra e Prémio de Melhor Apresentador no Widscreen Film Festival, no Reino Unido, em 2012.
Com um estilo cinematográfico e com a ajuda de imagens geradas por computador, o espectador poderá assistir a três episódios ("Vida a Partir do Sol", "O Poder das Flores" e "O Competidor") que englobam 500 milhões de anos e revelam uma história de engenho, sedução e enganos, dando uma perspetiva completamente nova sobre a evolução das espécies do nosso planeta.
Há mais de 160 milhões de anos, "Madagáscar" separou-se de África, dando lugar à quarta maior ilha da Terra, permitindo que a sua fauna e flora evoluíssem de forma isolada, originando uma biodiversidade única no mundo. Ao longo de três episódios, o canal por cabo analisa a fundo como o passado particular desta ilha influenciou o seu intrigante presente, dando origem a uma variedade heterogénea com paisagens tão impressionantes, como a de Tsingy, um vasto conjunto de picos de rocha de calcário.
"Ilha de Maravilhas", "Mundos Perdidos" e "Terra de Pó e Calor" são os três documentários da série dedicada a "Madagáscar", uma ilha de contrastes, com paisagens espetaculares, lar de alguns dos animais e plantas mais impressionantes do mundo e para descobrir nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, às 17:00.
"Natureza do Mundo: Golfinhos e Tubarões" é a história que, a 10 de dezembro, às 18:00, segue os desafios de uma mãe na educação do seu filho recém-nascido, desde as lições mais básicas, como aprender a nadar ou procurar alimento, até à mais importante de todas - saber enfrentar a ameaça sempre presente do ataque de um tubarão.
Graças à tecnologia de última geração, o Odisseia exibe este documentário, que oferece uma visão nova da vida dos golfinhos em liberdade, seguindo durante seis meses o dia-a-dia dos Beachies, uma família de seis golfinhos liderados por Puck, que acaba de dar à luz Samu, a sua sexta cria.
"Expedição Tigre" é uma incrível jornada para localizar os últimos tigres do Butão, um mundo esquecido, perto da cordilheira dos Himalaias, e que o Odisseia revela ao longo de três episódios nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, sempre às 18:00.
Descobrir uma população saudável de tigres no Butão, daria credibilidade a uma antiga proposta do ano 2000: criar um corredor de conservação do tigre, que permitirá aos grandes felinos moverem-se livremente entre a Birmânia, a Índia e o Nepal, uma área grande, perto do contraforte dos Himalaias, ficando o Butão no seu centro. "Conseguirá a equipa alcançar este objetivo?", questiona o canal.
Apesar do seu aspeto angelical e terno, o loris-preguiçoso é o único primata com veneno, mas, apesar disso, o seu aspeto amoroso tem-no tornado numa crescente sensação nos mercados de animais de estimação de Jacarta. No dia 13 de dezembro, às 17:00, conheça este animal pouco documentado, no programa "Natureza do Mundo: Os Gremlins de Java".
Esta expedição à selva é uma oportunidade para conhecer este estranho animal capaz de produzir na glândula braquial, situada no cotovelo, uma toxina letal, que, sob ameaça, é levada à boca com o objetivo de espalhar o veneno através de uma mordida.
Num tranquilo recanto da Costa Rica existe um santuário dirigido há vinte anos por Judy Avey-Arroyo, conhecido por ser o único no mundo a acolher preguiças feridas ou órfãs, albergando atualmente cerca de 160 espécimes.
"Costa Rica, Terra de Preguiças", vencedor do Prémio UWE para o Melhor Programa de Difusão Pública no Widscreen Film Festival, acompanha um ano na vida de cinco preguiças a residir no refúgio Aviarios del Caribe na Costa Rica. Na sexta-feira, 14 de dezembro, às 17:00, será revelado o "divertido" e "comovente" lado deste animal especial, desde a adaptação de um recém-chegado, à vida de duas gémeas inseparáveis e Randy, o foco da atenção do centro depois de ter partido um braço.
O mundo natural ainda é fonte de conforto e prazer, beleza e deleite, tal como revela a série da BBC "Life", com narração de David Attenborough, um 'blockbuster' de dez episódios que o Odisseia traz até Portugal entre os dias 17 e 28 de dezembro, sempre às 17:00.
Vencedor do Prémio Vida Selvagem e História Natural no Festival Internacional de Televisão Banff, no Canadá, "Life" é o resultado de mais de quatro anos de filmagens, em todos os continentes e de todos os habitats naturais, para mostrar a vida selvagem como nunca tinha sido vista.
No dia 17 de dezembro, às 18h00, o espectador pode ficar a conhecer os obstáculos impostos à abelha rainha africanizada, que luta pela sobrevivência numa paisagem desenhada para levar a vida dos fracos. "Natureza do Mundo: O Desafio da Abelha Africana" é a procura de um pequeno animal em busca de preservar a linha de sangue real e destruir todos os seus possíveis rivais.
Com o Saara a avançar implacavelmente, com os seus ventos cálidos e uma seca cada vez mais latente, todos os animais vivem ao limite e têm a mesma meta: chegar aos frescos bosques do Monte Quénia. Para o conseguir, as abelhas africanas convertem a sua migração numa façanha assombrosa, arrancando um frenético baile antes de engolir todas as larvas e o mel que conseguem. Pela frente espera-lhes uma viagem de mais de 150 quilómetros através de campo aberto.
"O Grande Rift" revela, ao longo de três episódios ("Fogo", "Água" e "Savana"),que vão para o ar nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, às 18:00, uma formação geológica única na Terra, o lugar de maior concentração de seres vivos do planeta e o próprio gérmen do ser humano.
Formado há 30 milhões de anos, esta grande cicatriz terrestre continua a crescer, tanto em longitude como em profundidade, albergando as paisagens e ecossistemas mais emblemáticos da Terra: os recifes de coral do Mar Vermelho, as selvas da Montanha da Lua, as montanhas do Kilimanjaro, os lençóis do Serengueti. Por tudo isso, acolhe a maior concentração de vida selvagem do mundo e é o lugar em que, há milhões de anos, apareceram os primeiros seres humanos.
Desde impressionantes imagens a partir do espaço até à perseguição de devastadores tornados, "Órbita, a Viagem da Terra" é a série que mostra o incrível poder do clima e das nossas estações, capaz de gerar contrastes incríveis - de um lado o milagre da criação e do outro a destruição mais devastadora.
Pela primeira vez, esta série, que o Odisseia exibe nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, às 18:00, apresenta todos os acontecimentos da Terra, na sua viagem de um ano à volta do Sol, através dos documentários "A Rotação", "A Translação" e "A Precessão".
Diz-se que não conhecemos realmente uma pessoa enquanto não entrarmos na sua casa. O mesmo se pode aplicar aos animais. "Natureza do Mundo: Engenharia Animal", com exibição marcada para o dia 27 de dezembro, às 18:00, entra no lar de alguns dos grandes arquitetos do mundo animal, obtendo uma visão mais completa do seu âmbito mais privado.
Desde os cães das pradarias da América do Norte aos corvos-marinhos das ilhas Galápagos, o Odisseia viaja pelo mundo ao longo de 60 minutos, sempre à procura das construções dos melhores arquitetos do reino animal.
"Natureza do Mundo: Salvar o Panda" retrata os avanços levados a cabo no maior centro de criação de pandas gigantes do mundo, localizado em Chengdu, na China. Realizado por Andrew Graham Brown, este documentário, a ser exibido na sexta-feira, 28 de dezembro, às 18:00, acompanha durante 18 meses uma mãe e as suas crias, desde a conceção até à preparação para a sua libertação no seu habitat natural.
Filmado ao longo de mais de um ano nas ilhas árticas de Svalbard, a norte da Noruega, "Um espião entre os ursos Polares", uma coprodução BBC, John Downer Production e Animal Planet, coloca o espectador mais próximo do que nunca do maior predador do mundo, com a ajuda da última tecnologia em camuflagem.
Este é um retrato íntimo contado ao longo de dois episódios, de 60 minutos, a ser exibidos no dia 31 de dezembro, às 17:00 e 18:00, revelando a curiosidade e inteligência dos ursos polares, assim como a sua astúcia para adaptar-se a um mundo em mudança, onde a diminuição de gelo é uma ameaça cada vez mais presente.
Comentários