Arranca no sábado, dia 16, a quarta edição da «Operação Triunfo». Pela primeira vez, a RTP1 vai mostrar aos portugueses as melhores cenas das fases de apuramento, à semelhança do que fez a SIC no «Ídolos».

Nos primeiros três programas da «Operação Triunfo» vão ser dados a conhecer os concorrentes apurados nos castings do Porto e Lisboa, além do casting final.

«Pretendemos que as pessoas passem a conhecer um bocadinho mais o percurso e a vida dos concorrentes e, com isso, também fidelizar os espectadores», explica Mariana Roxo, da produtora Endemol.

Depois, ao longo de três meses, tantos quantos vai durar o programa, mantém-se o formato original. Durante a semana os 15 concorrentes (número provisório) irão frequentar a escola de canto e de dança dirigida por Paula Oliveira, coadjuvada por Marco di Camilis.

Todos os sábados à noite, a partir dos estúdios da Endemol, será transmitida em directo a gala semanal dirigida por Sílvia Alberto, em que os concorrentes irão mostrar os temas ensaiados ao longo da semana.

A performance de cada um será avaliada «numa perspectiva construtiva» por um júri constituído por Rui Baeta, cantor lírico e professor de canto, Rui Massena, maestro, e Sandra Faria, directora-geral da produtora UAU. Caberá ao público decidir qual o concorrente a sair em cada semana através de televoto.

Pelo meio, o apresentador Pedro Fernandes dará a conhecer ao público os bastidores desta operação e o andamento dos ensaios, através de curtos e divertidos blocos noticiosos diários.

Veja na nossa fotogaleria como foi a apresentação da «Operação Triunfo» à Imprensa.

(Texto: Inês Costa / Fotos: Gonçalo Português)