
No início de setembro, PS e PCP apresentaram queixas à CNE por considerarem que a RTP não estava a garantir a igualdade de tratamento entre os líderes político-partidários ao ter combinado transmitir uma entrevista ao líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no programa marcado para antes das eleições autárquicas de 29 de setembro e do Orçamento do Estado para 2014.
Em declarações à agência Lusa, o diretor da informação da RTP, Paulo Ferreira, indicou que já voltou a convidar o líder do PS, António José Seguro, para também ser entrevistado por 20 portugueses, em data a acertar.
“É um modelo que faz sentido para quem governa ou para quem está na primeira linha da sucessão da governação. É essa a nossa visão editorial”, afirmou Paulo Ferreira, confirmando que não pretende alargar o programa a outros líderes partidários.
“O País Pergunta” vai ser emitido na quarta-feira após o Telejornal, deverá ter a duração de uma hora e meia e será moderado por Carlos Daniel, que fará o reforço das questões, caso seja necessário.
Os 20 cidadãos foram escolhidos por duas empresas de estudo de mercado e é suposto serem representativos do país a vários níveis: em termos etários, regionais, profissionais ou socioeconómicos.
As perguntas são escolhidas pelos próprios, que estarão em estúdio com o primeiro-ministro e líder do PSD.
Na altura da polémica, o programa foi adiado porque o próprio Passos Coelho declinou o convite para participar, perante as circunstâncias da altura.
@Lusa
Comentários