Criada e produzida pela dupla Dwayne Johnson e Arthur Smith, responsável por "America Ninja Warrior", a nova aposta do canal BLAZE promete levar a competição atlética até aos limites, num desafio com homens e mulheres decididos a provar a sua força física e poder mental.

Os concorrentes de "The Titan Games" vão enfrentar provas implacáveis concebidas pelo por Dwayne Johnson, apresentador do formato, que exigirão toda a velocidade, agilidade e resistência para poder conquistar o Monte Olimpo e ser consagrado como um "Titã".

"The Titan Games" estreia no BLAZE esta quinta-feira, 17 de outubro, às 22h00. Arthur Smith, o produtor executivo, partilhou o que esperar ao SAPO Mag.

SAPO Mag - Qual foi a ideia inicial para "The Titan Games"? Foi sofrendo alterações?
Arthur Smith - A nossa produtora [A. Smith & Co.] tem uma longa história e uma longa paixão pelo entretenimento ligado ao desporto, por isso estamos sempre a perguntar-nos qual será o próximo passo nesta área. E temos construído uma grande relação com a NBC, através do sucesso de "American Ninja Warrior". Por isso, há uns anos, a A. Smith & Co. e a NBC começaram a discutir e a desenvolver a próxima grande competição que aliava entretenimento e desporto. Em paralelo, talvez por força do destino, o Dwayne estava a desenvolver uma plataforma para que uma pessoa normal se pudesse tornar num super-herói. Não poderíamos ter pensado em alguém mais adequado para ser a cara e captar o espírito desse desafio, por isso tentámos criar uma parceira com o Dwayne rumo ao que se tornou "The Titan Games".

Arthur Smith
créditos: AFP

Tem uma grande experiência com programas associados ao desporto. O que marcou a diferença nesta nova aposta?
Ao longo de quase três décadas, tive a sorte de trabalhar com os melhores dos melhores no entretenimento e no desporto, desde o início da minha carreira na produção executiva de três Jogos Olímpicos à programação e produção da FOX Sports, passando pela minha própria produtora, que é responsável pelo fenómeno "American Ninja Warrior", premiado várias vezes nos Emmys. "The Titan Games" é uma série de dez episódios na qual pessoas comuns que são atletas incríveis se enfrentam em desafios insanos que testam a mente, o corpo e o coração. Os que conseguirem enfrentar as provas e vencer a competição têm a oportunidade de se tornar um Titã. Por isso, um Titã tem de ser um atleta de elite com a força mental e o sentido de honra que lhe permita enfrentar a adversidade e nunca, nunca desistir. Os Titãs são os nossos heróis do dia a dia - pessoas que se elevam sobre os desafios das suas vidas e que se tornam num exemplo que ilumina os que as rodeiam.
Em cada episódio, os concorrentes enfrentam-se numa série de desafios entusiasmantes e nunca antes vistos. Os que os ultrapassarem vão defrontar-se no Monte Olimpo - o teste derradeiro à velocidade, força, agilidade, resistência e, acima de tudo, determinação. Em cada episódio, um homem e uma mulher são coroados Titãs. Quando oito homens e oito mulheres forem coroados, vão competir no combate épico "A Batalha dos Titãs", no qual um homem e uma mulher vão triunfar tornando-se no Titã Campeão.

Qual foi o maior desafio no desenvolvimento de "The Titan Games"?
Conceber um projeto desta magnitude acarreta invariavelmente desafios logísticos. O desenvolvimento das provas foi exaustivo, uma vez que nos esforçámos por criar competições visualmente esmagadoras e fisicamente exigentes que testassem os limites físicos e mentais dos nossos concorrentes e todas as suas capacidades de uma forma que nunca tivessem testado antes. A dimensão e a complexidade destes desafios foi tal que acabou por ser difícil encontrar um espaço que congregasse tudo. Por isso, construímos a Titan Arena e o Monte Olimpo, numa vasta área nos arredores de Los Angeles.

O que é que Dwayne Johnson trouxe ao projecto como apresentador?
Dwayne Johnson incorpora o que significa ser um Titã. Ele esforça-se por se desafiar constantemente, e é sempre a pessoa mais dedicada da sala. Ele queria criar uma plataforma que pudesse dar palco a quem luta por fazer o mesmo no dia a dia. O Dwayne é um caso sério e uma inspiração para milhões de pessoas em todo o mundo. Estamos muito honrados por o termos a apresentar o programa e a ajudar a que os atletas se tornem na melhor versão deles mesmos.

The Titan Games

Até que ponto é que os desafios se inspiraram nos treinos pessoais de Dwayne Johnson?
As provas do Dwayne Johnson inspiraram diretamente as do programa. Uma das especialidades da nossa produtora é criar desafios em grande escala, por isso concebemos mais de 100. O Dwayne trouxe todo o seu conhecimento atlético e resistência à dor e ajudou-nos a aprimorar estes desafios para que se tornassem nos mais insanos da televisão. Quando os espectadores virem as expressões dos nosso concorrentes em provas como a Hammering Ram, Atlas Smash, Herculean Pull, Lunar Impact, Uprising e Vortex, vão decididamente sentir as suas dores.

O que é que o surpreendeu mais nos concorrentes?
Este programa é uma plataforma para que pessoas comuns se tornem heróis. Todas estas pessoas têm empregos normais - temos um homem que é um camionista que faz o seu turno e depois treina três horas, temos uma avó bombeira de 50 anos com uma forma física inacreditável, e uma dentista mãe de dois filhos. As pessoas vão ficar surpreendidas e impressionadas com o nível dos concorrentes sem deixarem de ser relacionar com as suas experiências de vida. Eles são a prova de que, independentemente das circunstâncias, qualquer um se pode tornar um Titã neste programa e, sobretudo, nas suas próprias vidas. Embora a força, velocidade, agilidade e resistência sejam cruciais para se tornarem um titã, nada é mais essencial como ter o coração de um campeão.

The Titan Games

Chegou a experimentar algum dos desafios?
Temos uma equipa de profissionais que testam os obstáculos por questões de segurança antes de cada programa, mas sim, tive a oportunidade de os testar e sentir os desafios e dificuldades. Um dos meus favoritos é o Lunar Impact. Num episódio, vão poder ver duas mulheres a competir na maior batalha de força no Lunar Impact. Nesta prova, têm de subir uma longa escada, empurrar uma grande parede de metal com a oponente do outro lado. O objetivo é derrotar a adversária e empurrá-la da plataforma (estando ambas amparadas por razões de segurança). Nas gravações, estas duas atletas e mães defrontaram-se de forma incansável, recusando desistir. A competição foi tão intensa, e ambas tiveram tanta força de vontade, que demorámos mais de 20 minutos a coroar a vencedora. No final, estavam as duas completamente sem fôlego. E o público também.

Estão a planear mais temporadas?
Sim, estamos a começar a pré-produção da segunda temporada. Por isso aproveitem bem a primeira temporada e preparem-se para a próxima de "The Titan Games".

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.