Um novo canal de televisão de entretenimento dirigido a um público masculino "que desafia o convencional" e apresenta histórias de heróis "reais e autênticos que passam despercebidos no dia a dia, mas têm uma vida extraordinária". Este é o mote do Blaze, que chega a Portugal a 18 de abril e será emitido em alta definição (HD), substituindo o A&E.

Com o mote "para quem se atreve", o canal vai estar presente nas principais plataformas (MEO, NOS, Nowo, Vodafone) e pretende representar uma atitude perante a vida: "a de homens e mulheres que enfrentam com determinação, coragem e uma pitada de rebeldia qualquer desafio", pode ler-se no comunicado de apresentação.

"Considerámos que os mercados português e espanhol mereciam ser pioneiros deste género que tem provado ser um grande êxito no Reino Unido e em Itália", assinalou Carolina Godayol, diretora geral do The History Channel Iberia, em entrevista ao SAPO Mag durante o evento da apresentação internacional do canal em Madrid, esta semana.

Conceito da The History Channel Iberia, uma joint venture entre a AMC Networks International Southern Europe e A+E Networks, Blaze é uma marca de entretenimento internacional dirigida a um público adulto e principalmente masculino - homens (e suas companheiras) com idades compreendidas entre os 35 e 50 anos.

Os pilotos Nani Roma - bicampeão do DAKAR - e Rosa Romero - uma das melhores condutoras espanholas de ralis da atualidade - vão ser os embaixadores do canal, que começa as emissões com o desporto motorizado como um dos pilares mais relevantes de programação.

Competição, aventura e caça-tesouros também estarão entre os destaques principais, que incluem programas como "Pickups & Furious", o primeiro reality show de competição de pickups, "Norte Selvagem" e "Qual o mais Engenhocas?" ou alguns dos sucessos do A&E, caso de "Quem dá Mais", "Desafio abaixo de Zero", "Alone" e "Battlebots".

Blaze
Blaze

Carolina Godayol explicou ao SAPO Mag o que motivou a escolha do casal de pilotos para embaixadores do canal: "Blaze significa fogo, energia, chispa. E eles têm têm uma vida muito agitada, entre os desafios dos rallys e da vida familiar, com dois filhos. Aliás, ele começou a ser piloto quando já tinha um filho de 9 anos e outro de 2. São pessoas que vivem a aventura, com um estilo de vida diferente, são muito pouco convencionais. E por isso representam perfeitamente aquilo que Blaze é. Os programas do canal são sobre pessoas que fazem coisas extraordinárias. E eles, como embaixadores do canal, transmitem muito bem esse princípio".

No evento de lançamento do Blaze, a diretora geral do The History Channel Iberia revelou também as suas expectativas para a nova aposta. "Queremos que duplique, pelo menos, a audiência do A&E. E acho que vai duplicar porque é uma marca muito consistente, muito fácil de apreender e de ser comunicada... e depois tem muita energia e muita alegria", sublinhou.