Contactada pela Lusa, fonte oficial da empresa confirmou as mudanças e disse que, "no âmbito da ida dos dois canais RTP para a TDT [televisão digital terrestre], RTP3 e RTP Memória, a RTP decidiu reorganizar a estrutura da direção de informação da RTP e do canal de informação RTP3".

Paulo Dentinho confirmou a reorganização na direção de informação, com a entrada do jornalista André Macedo, e na RTP3.

"Vai haver um rearranjo na RTP3", afirmou o diretor de informação, adiantando que esta reorganização decorre das "necessidade de adaptação aos desafios que a TDT impõe".

A RTP3 vai passar a ser "a fábrica de notícias, com a informação concentrada" neste canal, adiantou, ou seja, a RTP3 vai ser "o coração da informação, embora nunca descurando os nossos principais programas de informação", como o Jornal da Tarde ou o Telejornal, disse Paulo Dentinho.

Questionado sobre quando é que esta reorganização na RTP3 vai estar concluída, Paulo Dentinho disse que o processo estará concluído aquando da entrada da RTP3 na TDT.

"Vamos preparar-nos para que no momento do salto para a TDT tudo esteja concluído", afirmou o diretor de informação.

Tanto a RTP3 como a RTP Memória vão estar disponíveis em sinal aberto, mas sem publicidade.

No âmbito da reorganização, Daniel Deusdado deixa de ser diretor de programas da RTP3, cargo que vai passar a ser acumulado por Paulo Dentinho.

Outra das mudanças é a entrada de André Macedo para adjunto da direção de informação.

Paulo Dentinho confirmou a entrada do jornalista e disse que este vai dar uma "ajuda relevante nos assuntos económicos" e também na "dinamização dos canais internacionais na parte informativa".

"O André Macedo é uma mais-valia, traz conhecimento, é uma pessoa muito qualificada", adiantou.

Questionado sobre quando André Macedo vai entrar na RTP, Paulo Dentinho disse esperar que seja em setembro.

Fonte oficial da RTP disse à Lusa que as alterações já foram comunicadas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), "para aprovação vinculativa conforme manda a lei e ao Conselho de Redação da RTP para parecer não vinculativo".

A mesma fonte adiantou que "até à aprovação legal", a empresa não irá falar sobre o assunto.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.